Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

19º 31º Feira de Santana
22 de outubro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Bahia

Auditores-Fiscais do Trabalho flagram irregularidades na região de Feira de Santana

15/04/2017 07h47
Expostos a acidentes e doenças ocupacionais, motoristas dirigiam há horas sem intervalo para descanso e sem registro profissional
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Em operativo da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, Auditores-Fiscais do Trabalho, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), fiscalizaram na última quarta-feura (12), veículos de transporte rodoviário de cargas, na BR 116 Sul em Feira de Santana com o objetivo de verificar o cumprimento da legislação trabalhista e de trânsito.

Durante aproximadamente quatro horas foram fiscalizados as condições de segurança e de trabalho dos motoristas profissionais de diversos veículos. As principais irregularidades encontradas foram a falta de registro na carteira de trabalho, excesso de jornada de trabalho e falta de descanso interjornada, que corresponde ao descanso entre duas jornadas.

O caso mais grave identificado foi de 02 motoristas que não tinham gozado o intervalo interjornada. Em razão da gravidade, ambos foram impedidos de prosseguir viagem, tiveram seus documentos retidos pela PRF e foram conduzidos até o posto de repouso mais próximo.

Para constatação das irregularidades foram examinados documentos de identificação dos motoristas, consulta ao sistema CAGED do Ministério do Trabalho, discos de tacógrafo e papeletas de controle de jornada externa. Os respectivos autos de infração serão lavrados e enviados para as empresas responsáveis.

O setor de Transportes Terrestres, ocupa o primeiro lugar em quantidade de óbitos e o segundo lugar em incapacitações permanentes. Cerca de 15% das mortes registradas são de motoristas de caminhão. Jornadas excessivas, privação do sono, fadiga e estresse são problemas identificados no setor.

Segundo o Auditor Fiscal do Trabalho Wagner Rebouças Almeida, Chefe do Setor de Inspeção do Trabalho em Feira de Santana, “a ação foi muito positiva e seguiu o exemplo de outras que tem ocorrido em todo o País. Novas ações serão realizadas, inclusive novamente no setor de transportes, com o intuito de prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho”.

O operativo integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT 2017, desenvolvida pelo Ministério do Trabalho em parceria com outros órgãos com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Na oportunidade foram distribuídos panfletos explicativos da CANPAT 2017.
 

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

1º lugar – Categoria de 11 a 14 anos

mais podcast ›

Videos

Ao vivo: CCJ discute parecer pela inadmissibilidade de denúncia contra Temer