Bahia

Fim de semana prolongado tem previsão de tempo quente e poucas chuvas

Para as demais áreas das regiões oeste e São Francisco, além da maior parte da Chapada Diamantina e sudoeste, a massa de ar quente e seco continua sendo o sistema predominante, mantendo o céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas.

14/04/2017 às 08h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As condições do tempo para os próximos dias na Bahia, que inclui o fim de semana prolongado, devido ao feriado da Sexta-feira Santa, têm previsão de mudanças, principalmente em relação às chuvas. Mesmo com a atuação da massa de ar quente e seco, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda pode contribuir para a ocorrência de chuvas fracas em algumas localidades, sobretudo na região norte e na faixa centro-norte das regiões oeste e São Francisco.

Para as demais áreas das regiões oeste e São Francisco, além da maior parte da Chapada Diamantina e sudoeste, a massa de ar quente e seco continua sendo o sistema predominante, mantendo o céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas. Além de reduzir a nebulosidade e as chuvas, a atuação dessa massa de ar influencia nas temperaturas dessas regiões, onde as máximas podem chegar aos 36°C, principalmente no norte, oeste e São Francisco. Ainda assim, temperaturas mais amenas são esperadas em outras localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 16°C.

A ZCIT atua com mais intensidade no período entre os meses de fevereiro e maio, sendo este o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas em grande parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba e Pernambuco. Na Bahia, esse sistema pode influenciar o tempo no extremo norte do estado, aumentando a nebulosidade e as chances de chuvas, a exemplo do que está previsto para os próximos dias.

Nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul, onde também há previsão de chuvas fracas, há o predomínio dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Além disso, a passagem de uma frente fria (mesmo enfraquecida) pelo litoral sul do estado pode intensificar esses ventos e, consequentemente, as chuvas. No entanto, as chances de chuvas mais significativas continuam sendo para as localidades mais próximas ao litoral. Mesmo com essa previsão de chuvas, as temperaturas vão se manter elevadas nessas regiões, com máximas podendo chegar aos 34°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também mantêm o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas, sobretudo durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 32°C.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade