Bahia

Mutirão de Cirurgias chega ao extremo sul na próxima semana

O Mutirão de Cirurgias tem o objetivo de reduzir a fila de espera para alguns procedimentos médicos.

12/04/2017 às 15h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). Desta vez, as pré-consultas serão realizadas em dois municípios do extremo sul, na próxima quarta-feira (19) – Eunápolis e Porto Seguro. A unidade móvel tem capacidade para atender a 160 pacientes por dia, começando o atendimento às 7h.

A primeira etapa das pré-consultas acontece em Eunápolis (19), na unidade móvel que estará estacionada na Praça da Bandeira, em frente ao Restaurante Giovani, no final da Avenida Porto Seguro, sendo atendidas as pessoas residentes em Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Itapebi. Na segunda, em Porto Seguro, nos dias 21 e 22, serão realizadas as pré-consultas na Passarela do Descobrimento, com atendimento aos residentes no município e nas cidades de Belmonte e Santa Cruz de Cabrália.

O Mutirão de Cirurgias tem o objetivo de reduzir a fila de espera para alguns procedimentos médicos. O programa foi lançado em agosto de 2016 e prevê o atendimento de 13 mil baianos no período de um ano. Os procedimentos cirúrgicos realizados são de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia, colecistectomia. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 23, no Hospital Regional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

Os pacientes que farão cirurgia de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Os indicados a histerectomia devem levar resultados de exame preventivo. A Sesab alerta que todos os pacientes precisam apresentar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no site do Mutirão. Também, o paciente ou responsável pode comparecer à Secretaria de Saúde de seu município, onde verifica se seu nome consta na lista para a realização do procedimento.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade