Cultura

Jornalista lança livro sobre contos do sertão

O jornalista explica que alguns desses contos são lembranças de histórias que ele ouviu na infância, contadas através dos pais, avós e vizinhos.

12/04/2017 às 08h31, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Quem nunca ouviu histórias do sertão contadas pelos pais, avós, vizinhos e amigos. Um livro de autoria do jornalista Ricardo Ishmael, relembra essas histórias. Com o título ‘O curioso destino de Rita Quebra-Cama’, o livro tem contos curiosos, como explica o autor.

“O livro é uma reunião de contos sobre o sertão, sobre esse universo sertanejo. A gente, em algum momento da vida, já ouviu alguma história relacionada ao sertão, seja sobre os jagunços, os coronéis, os beatos, os andarilhos, os retirantes, seja sobre a seca, sobre a chuva, alguma coisa sobre o sertão fica no nosso imaginário. Eu nasci no sertão de Serrinha e resolvi contar essas histórias em sete contos de ficção. São histórias que eu imaginei”, afirmou.

O jornalista explica que alguns desses contos são lembranças de histórias que ele ouviu na infância, contadas através dos pais, avós e vizinhos. Sua trajetória profissional também lhe rendeu inspiração para as histórias que fazem parte do livro.

“O que me inspirou a escrever foi a escuta desses casos ao longo da vida, desde a infância. Eu ouvia muito, gostava muito e fui guardando. Depois que me tornei jornalista, comecei a trabalhar em televisão e viajar pelo interior da Bahia ouvindo outras histórias, fui acrescentando coisas e construindo”, lembra.

Histórias que fazem parte do folclore brasileiro e que amedrontaram muitas crianças também são contadas no livro. Um dos contos fala sobre a aparição de uma suposta besta. História que Ricardo Ishmael ouviu durante a infância na cidade de Serrinha.

“Contavam que a besta pegava as crianças que desobedeciam os pais. Essa história me gerou muito medo e quando eu cresci pensei ‘porque não contar essa história?’. Às vezes, as coisas se perdem no tempo e a gente precisa resgatar isso e contar para as futuras gerações que talvez não tenham acesso a esse imaginário”, afirmou.

Ele ressalta que a ideia é falar do folclore, das manifestações populares, da religiosidade que é muito forte no sertão, falar do apego à terra. Ricardo Ishmael destaca que o sertão é muito amplo, sendo muito mais do que um lugar geográfico.

“A ideia é pegar um pouco desse muito, tornar em sete histórias, algo que traga de volta as pessoas a esse imaginário, a essa lembrança. O sertão é real, existe, mas as histórias são de ficção, é para as pessoas viajarem nessas histórias”, afirmou.

O livro será lançado primeiramente em Salvador, no dia 10 de maio, e a partir daí ações de lançamento serão feitas em cidades do interior, a exemplo de Feira de Santana e Serrinha. O livro já está à venda no site www.catarse.me/ritaquebracama com preços promocionais.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade