Saúde

Semana Santa: bacalhau é fonte de vitaminas e minerais

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Paula Viana, o consumo do bacalhau pode auxiliar no controle de doenças e regular o nível de colesterol.

10/04/2017 às 11h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com baixo nível de colesterol e rico em ferro, magnésio e fósforo, o bacalhau é um dos alimentos mais consumidos durante a quaresma e a Semana Santa. Por motivos religiosos, muitas pessoas deixam de ingerir a carne vermelha nesse período e aumentam o consumo de peixes, que, de acordo com especialistas, são mais saudáveis e importantes fontes de proteínas de alto valor biológico.

O bacalhau é um dos mais procurados nessa época do ano e tornou-se tradição na culinária brasileira, com opções de pratos que agradam a todos os paladares. Além das inúmeras possibilidades de receitas, esse peixe possui benefícios para a saúde, tendo em vista o seu alto valor nutritivo e a presença de vitaminas A, E e D, fundamentais para o organismo.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Paula Viana, o consumo do bacalhau pode auxiliar no controle de doenças e regular o nível de colesterol. “Esse alimento contém gorduras saudáveis, como o ômega-3 e ômega-6, nutrientes importantes para diminuir o LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, e aumentar o HDL (colesterol bom). Além disso, é importante na prevenção e controle de problemas cardiovasculares, câncer, doenças inflamatórias e autoimunes”, explica.

No entanto, é preciso ter atenção durante o preparo do peixe para que ele permaneça saudável. A nutricionista afirma que o bacalhau deve ser consumido assado no forno, cozido ou grelhado para preservar os seus nutrientes. “Porém, apesar de todos os benefícios, a ingestão de bacalhau deve ser moderada pelas pessoas que possuem hipertensão arterial, pois o peixe é rico em sódio e, por causa disso, o processo de dessalga precisa ser feito com cautela”, orienta.

Mesmo o bacalhau sendo um dos alimentos mais vendidos na Semana Santa, Paula Viana explica que os peixes, de um modo geral, possuem propriedades nutricionais semelhantes e podem ser substituídos. “Para não enjoar, devemos variar os modos de preparo e os tipos de peixe. Dessa forma, temos outras opções saudáveis e que cabem no bolso do consumidor, como o arenque, a sardinha, o salmão, o atum e o linguado”, afirma.

Por causa dos seus benefícios nutricionais, a especialista explica que o consumo dos peixes precisa fazer parte dos hábitos alimentares das famílias. A ingestão não deve ficar restrita a esse período do ano, tendo em vista os benefícios que o alimento traz à saúde, sobretudo quando é consumido da forma correta.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

VLT

Bahia

TJ suspende liminar e licitação do VLT do Subúrbio de Salvador volta a correr normalmente

A paralisação da licitação impede a implementação de um modal viário importante para o desenvolvimento econômico e social da região....

28/03/2024 às 06h34

Salvador 475 anos

Bahia

Salvador 475 anos: a ligação ancestral entre a Barroquinha e o Engenho Velho da Federação

Localizada em uma depressão no centro de três colinas e formada em sua maior parte por terras devolutas, a Barroquinha...

28/03/2024 às 06h20

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

image

Rádio acorda cidade