Feira de Santana

Após quase 3 meses, DPT libera corpos de crianças incendiadas pelo pai

A avó das crianças, Elza de Jesus, foi ao DPT aguardar a liberação dos corpos, e falou da dificuldade financeira para enterrar os netos.

28/03/2017 às 11h19, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Após quase três meses, os corpos das crianças que morreram carbonizadas dentro da casa onde moravam, no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, após o pai atear fogo no local durante a madrugada, serão liberados hoje (28) do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O incêndio ocorreu no dia 4 de janeiro, no residencial Alto do Rosário. O acusado de cometer o crime, Gilson de Jesus Moura, 49 anos, está preso no Conjunto Penal de Feira de Santana, onde aguarda julgamento.

Morreram no incêndio Thays de Jesus Moura, 13 anos, Carlos Alexsandro de Jesus Moura, 9 anos, e Xayane Vitória de Jesus Moura, 8 anos, filhos do acusado; a enteada dele, Emile de Jesus Moura, 16 anos, que estava grávida de cinco meses, e o filho de Emile, de prenome Enzo. Sobreviveram a esposa do acusado Ana Cristina de Jesus, 37 anos, que também era irmã carnal dele, e a filha Aila Daniela de Jesus Moura, 3 anos.

A mulher foi encaminhada para o Hospital Geral Clériston Andrade, e a criança para o Hospital Estadual da Criança, e já receberam alta.

De acordo com a avó das crianças, Elza de Jesus, que foi ao DPT aguardar a liberação dos corpos, nos últimos três meses ela permaneceu arrasada. A idosa falou ainda da dificuldade em enterrar os netos, por falta de condições financeiras. Por isso buscou ajuda da prefeitura para obter a doação dos caixões.

“Estou correndo de um lado e do outro. Eu pago funerária, mas eles não tinham plano, então têm que ser enterrados no caixão da prefeitura, pois eu não tenho condições de pagar R$ 5.500. Eu fui lá na funerária, e cada menino custa R$ 750 só a cova, fora o caixão, não tenho condições”, afirmou.

Elza falou ainda sobre o relacionamento amoroso entre os irmãos e como tem sido a vida sem os netos. “Quando vim saber já estavam juntos. Eu sempre fui contra, mas quando eles querem não tem quem empate. Eu lembro da tragédia, mas eu nunca ia na casa deles. Eu nunca esperava isso. Eu sempre estava vindo aqui para liberar os corpos, até que liberou e a gente veio pegar. Minha filha já está melhor e vai botar um aparelho porque uma perna ficou curta pra andar”, disse a avó.

O crime

Gilson de Jesus Moura, 49 anos, ateou fogo na residência onde morava e matou cinco pessoas da família. O crime bárbaro aconteceu na madrugada do dia 4 de janeiro, por volta das 4h40, no residencial Alto do Rosário, localizado no bairro Mangabeira, em Feira de Santana. Após a chacina, Gilson fugiu em um Gol vermelho de placa HZT-7123. Morreram carbonizados no incêndio os três filhos menores do acusado: Thays de Jesus Moura, 13 anos, Carlos Alexsandro de Jesus Moura, 9 anos, e Xayane Vitória de Jesus Moura, 8 anos, além da enteada de 16 anos, Emile de Jesus Moura, que estava grávida de cinco meses, e o filho dela, Enzo, de apenas 1 ano.

A esposa do acusado, Ana Cristina de Jesus, 37 anos, e a filha Aila Daniela de Jesus Moura, 3 anos, também estavam na residência, mas foram socorridas por vizinhos que arrombaram a porta e conseguiram salvá-las. A mulher foi encaminhada para o Hospital Geral Clériston Andrade, e a criança para o Hospital Estadual da

Criança, ambas em estado grave. A menina teve o corpo queimado e o rosto desfigurado por conta das chamas que a atingiram.

Na casa onde o crime aconteceu funcionava um bar e mercearia. O capitão da PM, Fábio Silva, foi informado por vizinhos que Gilson tinha ciúmes da mulher e vinha discutindo com ela desde o último domingo (1). Vizinhos disseram também que o acusado já tinha ameaçado matar a família e, na segunda-feira do dia 2, comprou um galão com cinco litros de combustível e levou para casa.

O delegado Gustavo Coutinho revelou ainda que a esposa de Gilson contou à polícia, na maca do hospital, que o marido foi até o quarto onde ela estava e jogou o combustível nas pernas dela. Em seguida, ele foi até o quarto dos filhos e jogou o produto nos corpos deles e no da enteada.

O crime chocou os vizinhos, que contaram que o casal tinha brigas normais e era considerado tranquilo. Eles não esperavam uma tragédia como essa.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

Missa do AAPC

Feira de Santana

Missa celebra os 22 anos de fundação da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer de Feira de Santana

Cerca de 2.500 pacientes são acompanhados na AAPC.

24/04/2024 às 12h45

Animais resgatados

Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins anuncia contrato para castração de animais de rua e possibilidade de implantação de uma clínica PET

Ele destacou sobre os resultados da Micareta 2024, entre eles o sucesso do Espaço PET que foi implantado na Avenida...

24/04/2024 às 12h44

image

Rádio acorda cidade