Variedades

Entenda as diferenças entre os tecidos mais utilizados na confecção de colchões

No Brasil, os tecidos mais usados na confecção de colchões são de fibra de bambu, de banana, de coco e, ainda, o jacquard.

27/03/2017 às 15h13, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Dormir oito horas por noite é fundamental para manter uma boa qualidade de vida, já que, durante esse período, nosso organismo aproveita para reorganizar nossas memórias, a musculatura descansa, a pele se renova, entre outros benefícios.

Muitas pessoas se esquecem de verificar diversos detalhes na hora de comprar sua cama, como saber qual é o tipo de tecido utilizado no colchão. E isso é muito importante para conseguir o melhor aproveitamento do produto adquirido. Afinal, não é nada bom dormir em uma cama desconfortável por um longo período apenas por descuido.

As molas e a espuma dos colchões precisam ser de primeira qualidade, mas não é só neste item que devemos prestar atenção antes de comprar o produto. Há uma variedade enorme de materiais usados para fazer o acabamento da peça. São diferentes texturas que proporcionam conforto e resistência do produto para o consumidor.

No Brasil, os tecidos mais usados na confecção de colchões são de fibra de bambu, de banana, de coco e, ainda, o jacquard. O linho e o cashmere também são utilizados para este fim, mas são misturados com outras fibras. A trama jacquard, por exemplo, é misturada com algodão, viscose, entre outros tecidos. O segredo dos fabricantes de colchões é fazer coberturas do produto com fibras naturais, que garantem maciez e frescor ao produto. Assim, fica fácil ter uma boa noite de sono.

Com isso, o bambu tem sido muito utilizado para a produção de capas de colchão, já que é encontrado para tal fim com um valor bem mais em conta do que outros tipos de fibras. Além disso, o bambu garante um acabamento de colchão muito mais macio, com toque agradável e um frescor que não é encontrado em nenhum outro produto. Essa matéria-prima também tem uma enorme capacidade de absorver a umidade.

Tecidos nobres usados para acabamento de colchões

O cashmere é muito usado no acabamento de colchões, seja de espuma ou de mola. A fibra possui grande elasticidade, ajudando na regulação térmica. Além disso, o cashmere é muito macio e resistente. Já o linho é 11 vezes mais resistente que o algodão, sendo indicado para regiões quentes, pois conserva a cama fresca e regula a umidade.

Os fabricantes de colchões usam ainda um tecido chamado coolmax, que é um material usado por esportistas, que possui fibras para ajudar na evaporação de líquidos. Com isso, o consumidor levará um produto de alta qualidade, sem ter problemas quando cair algum líquido em cima da cama.

Por terem um preço mais elevado e serem considerados artigos de luxo, o linho e o cashmere são empregados apenas em colchões top de linha, que, como já falamos, valem o investimento. Já os colchões com acabamento em fibra de bambu e jacquard têm preços mais acessíveis para o fabricante, mas também mantêm a qualidade necessária, ainda que com outras características.

De acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), os colchões que são fabricados no Brasil devem ser feitos com tecidos com tratamento antialérgico contra ácaros e fungos para garantir o bem-estar do consumidor.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade