Variedades

Aprenda a lavar diferentes tecidos de roupa em máquinas de lavar

Embora a máquina de lavar seja um aparato muito prático, existem alguns cuidados que precisam ser observados na hora de lavar as roupas.

27/03/2017 às 15h09, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A tecnologia chegou para ficar e facilitar o nosso cotidiano, seja no trabalho ou no ambiente doméstico. As máquinas de lavar são um ótimo exemplo dessa evolução, já que antes era necessário esfregar as peças manualmente se você quisesse ter suas roupas limpas, e, agora, basta apertar alguns botões e as peças logo estarão prontas para seguirem ao varal ou à secadora.

Entretanto, embora a máquina de lavar seja um aparato muito prático, existem alguns cuidados que precisam ser observados na hora de lavar as roupas. Afinal, algumas peças e tecidos são mais delicados e podem ser danificados com a lavagem incorreta.

Cores

É de conhecimento universal que o primeiro passo na hora de lavar a roupa é separar as peças por cores. O ideal é dividi-las em pelo menos três categorias: brancas, pretas e coloridas. Essas últimas, ainda, devem ser divididas entre cores fortes e cores mais claras.

O motivo é simples: muitos tecidos soltam tinta durante a lavagem. E se você não quer que todas as peças saiam da máquina manchadas, o ideal é separar as cores com atenção. Na dúvida, faça um teste para descobrir se determinado tecido solta tinta deixando a peça mergulhada em uma bacia de água por pelo menos 15 minutos. Se, depois de retirá-la da bacia e torcê-la, você perceber algum vestígio do pigmento na água, saberá que o tecido em questão solta tinta.

No caso das roupas pretas e escuras, é necessário cuidar para que nenhuma peça de cor clara se misture a elas, já que as roupas claras poderão soltar lãs e fiapos que grudam no tecido escuro e conferem a ele um aspecto esbranquiçado e envelhecido.

Os três ciclos básicos de lavagem

As máquinas de lavar possuem diferentes ciclos de lavagem. Embora os modelos mais modernos possam contar com mais opções, existem três ciclos básicos para a lavagem de roupas.

1. Lavagem suave
Roupas íntimas, rendas, roupas de bebê e outros tecidos finos e delicados devem ser lavados no ciclo suave. Dessa forma, evitam-se agressões que podem danificar as peças, além de preservar aspectos como a cor e a elasticidade dos tecidos por mais tempo.

2. Lavagem rápida
Peças utilizadas no dia a dia que não estejam muito sujas (como a camiseta ou o jeans que você usou para trabalhar) podem ser lavadas no ciclo mais rápido. Dessa forma, as peças ficarão limpas e você economiza tempo, água e energia elétrica.

3. Lavagem longa
Roupas muito sujas ou manchadas devem passar pelo ciclo de lavagem mais longo, pois ele inclui um tempo para que as roupas fiquem de molho, o que ajuda a remover a sujeira. Tecidos grossos, como lã ou moletom, e peças mais pesadas, como cobertores e edredons, também podem ser lavados nesse ciclo.

Outras orientações
Você pode utilizar amaciantes, removedores de manchas e outros produtos ao lavar a roupa na máquina. Mas é sempre importante entender as especificações de cada um deles e conhecer a compatibilidade do produto com diferentes tipos de tecido.

A quantidade de sabão utilizada dependerá sempre do estado de sujidade da roupa e não da quantidade de peças. Cada equipamento possui uma capacidade para peso e volume. Respeite esses números para garantir que a roupa fique limpa e que seu eletrodoméstico não estrague.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade