Bahia

Evento SSA Mapping mobiliza Centro Histórico de Salvador

A realização do festival é resultado de uma parceria entre as produtoras Baluart e Ilimitado, com o objetivo de movimentar a cena das artes visuais na capital baiana, promovendo aproximação e troca entre artistas e criando diálogo entre artes, intervenção urbana e história.

27/03/2017 às 09h30, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Centenas de pessoas, entre baianos e turistas visitantes do Centro Histórico de Salvador, espaço de tradição cultural da cidade, se reuniram noite de sábado (25), na Praça Municipal, para assistir gratuitamente ao primeiro festival de vídeos realizado pelo evento SSA Mapping, que teve o patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fazultura, e da Oi.

Além de trabalhos de artistas visuais do Brasil e do exterior, a programação constou de uma Mostra Aberta, com obras criadas a partir da paisagem e da história do Centro Antigo e do seu entorno, o Rolé Histórico e foi encerrado com o show de ÀTTØØXXÁ e OZ, dupla que bebeu das referências eletrônicas e do pagodão feito nas ruas da Bahia para criar uma seleção de sons suingados presentes no disco BLVCKBVN..

A realização do festival é resultado de uma parceria entre as produtoras Baluart e Ilimitado, com o objetivo de movimentar a cena das artes visuais na capital baiana, promovendo aproximação e troca entre artistas e criando diálogo entre artes, intervenção urbana e história. A curadoria é da artista visual paraense Roberta Carvalho.

O video Mapping (ou projeção mapeada) é uma das mais novas linguagens da arte contemporânea e tem se inserido em um número crescente de eventos ao redor do mundo. Com essa técnica, ainda pouco difundida na Bahia, os artistas realizam projeções em superfícies não-lineares para criar uma espécie de ilusão de ótica, reconstruindo os espaços com formas e movimentos, luzes e cores.

"O Fazcultura segue se renovando na perspectiva de se conectar com as várias linguagens culturais no nosso estado. Na Europa, por exemplo, o Festival Vídeo Mapping já está consagrado há mais de 20 anos. Mais uma vez, o Estado, por meio do Fazcultura traz uma atração dessa qualidade mostrando que o programa abarca, patrocina e faz acontecer para levar ao público e dinamizar a cena cultural que está recheada de projetos que têm atraído o público com sucesso absoluto", disse o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Alexandre Simões.

Além de Roberta, artistas visuais da Colômbia (Optika VJ), de Santa Catarina (VJ Vigas) e da Bahia (VJ Gabiru) levaram seus trabalhos para a “tela de projeção” – a fachada do Palácio Rio Branco. Para criar as obras, os artistas contaram com a consultoria de conteúdo do historiador Daniel Rebouças, pesquisador da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Também esteve presente no evento, Optika VJ, nome artístico da colombiana Laura Ramirez, artista que já participou de festivais em Roma, Paris e São Paulo e Nova Zelândia, o catarinense Leandro Mendes (VJ VIGAS), que foi campeão de torneios de VJs na Polônia, Cidade do México, Roma, Cidade do Cabo e Istambu e o DJ, VJ, fotógrafo, videomaker, cenógrafo e pioneiro de video mapping na Bahia, DIÁLOGOS – Além da Mostra Principal, o SSA Mapping promove iniciativas que visam estimular a criação artística e a difusão da história do Centro Antigo da capital baiana. Trata-se da Mostra Aberta e do Rolé Histórico.

Fazcultura

Parceria entre as secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz), o Fazcultura é um mecanismo que integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural, por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade