Feira de Santana

Não podemos considerar a APLB como autora do delito na Câmara de Vereadores, diz delegada

Segundo a delegada Ludmila Vilas Boas, já foram identificados os autores da agressão e a representante da APLB foi intimada a depor na condição de testemunha.

23/03/2017 às 16h47, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A diretora da APLB, sindicato dos professores, Marlede Oliveira, prestou depoimento no Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, em Feira de Santana, para esclarecer o caso de agressão envolvendo manifestantes vestidos com a camisa do sindicato a um Guarda Municipal, na câmara de vereadores do município, durante a sessão que aprovou mudanças da alíquota da Previdência Municipal.

Segundo a delegada Ludmila Vilas Boas, já foram identificados os autores da agressão e a representante da APLB foi intimada a depor na condição de testemunha. “Apesar de vestidos com a camisa da APLB, eles (os autores) não são representantes legais da APLB. Então a gente não pode levar o sindicato como autor do delito porque é uma entidade de classe e não uma pessoa física, e ela estava aqui na condição de testemunha para esclarecer e nos ajudar a elucidar todo o episódio”, afirmou a delegada.

Ludmila Vilas Boas informou que Marlede narrou a questão da previdência e que os professores discordam do projeto encaminhado. “Contudo, quando se observou que o projeto encaminhado já havia sido votado na assembleia, ela disse que estava próximo ao vidro que divide a galeria e o plenário, próximo aos guardas municipais. Ela viu a cadeira passar em direção ao vidro e negou saber de onde partiu a agressão, mas nós já identificamos de quem se trata e vamos convocá-los para na próxima semana serem ouvidos e instaurar procedimento policial, concluir e remessar para a Justiça”, disse.

A delegada declarou ainda que está averiguando se houve dano ao patrimônio público, que é um dano qualificado, pois já se constatou que houve a lesão corporal ao guarda. Ludmila Vilas Boas observou que a conversa com Marlede foi amistosa. “Ela se comprometeu a reaver essas situações para que isso não volte a acontecer. Protestar todos podem, mas de forma pacífica e ordeira”, concluiu.

De acordo com a professora Marlede Oliveira, os trabalhadores protestavam contra dois projetos. Ela afirmou que a manifestação acontecia de forma ordeira, quando houve o tumulto.

“Lá são dois projetos. O 01 aumenta o tempo de enquadramento de três para seis anos, da mudança de referência e também a questão da saúde do trabalhador, que de dois anos baixou para seis meses. O outro projeto, que é o 02, aumenta a alíquota da previdência de 11 para 14%. O que eu coloquei aqui é que estávamos lá fazendo uma manifestação ordeira, teve o tumulto, e eu não vi quem jogou a cadeira”, reafirmou.

Ela lembra que a câmara estava superlotada e não tinha condições de controlar todos os participantes do movimento.

“Os manifestantes que estavam ali eram trabalhadores da educação e os servidores, que são adultos. A câmara estava superlotada. Eu estava bem na frente como iria controlar quem estava no fundo? Agora, a categoria é muito ordeira, sensata, nos ouve. Todas as decisões são votadas. Houve um tumulto provocado pela reação da polícia que estava no recinto e da Guarda Municipal, que estavam lá para que a gente não pudesse se aproximar, já que naquela câmara existe um vidro que separa o plenário da galeria”, declarou a representante da APLB.

Leia também:
Após confusão na Câmara de Vereadores, diretora da ALPB é intimada a depor

Guarda municipal é atingido por cadeira e vereador registra queixa contra manifestantes

Sob protesto, Câmara aprova em 1ª discussão mudanças na alíquota da previdência

Manifestação de professores suspende votação de projeto que modifica previdência municipal

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

Projetos Lacre do Bem

Doação

Campanha Lacre do Bem faz entrega de cadeiras de rodas em Feira de Santana

Desde 2013, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas pessoas através da acessibilidade, doando cadeiras de rodas....

27/03/2024 às 18h35

Após repercussão negativa por pedir minuto de silêncio para autor de feminicídio, vereador pede perdão: "fui bastante infeliz"

Feira de Santana

Após repercussão negativa por pedir minuto de silêncio para autor de feminicídio, vereador pede perdão: "fui bastante infeliz"

Após esse pedido, o vereador Jhonatas Monteiro expressou seu repúdio à proposta de homenagem ao acusado de feminicídio.

27/03/2024 às 18h09

Foto: Space Lab

Diversão Garantida!

Pela primeira vez em Feira de Santana, Space Lab traz experiência imersiva para toda a família

Com sala imersiva, projetores de alta definição, telas interativas enormes, painéis de pintura, escorrega e muito mais.

27/03/2024 às 16h50

image

Rádio acorda cidade