Feira de Santana

Grupo de Humanização do HGCA festeja a desospitalização de paciente internado há dois anos na UTI

Atualmente ele depende de aparelhos para respirar.

21/03/2017 às 06h34, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com música e mensagens de otimismo, o Grupo de Humanização do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) festejou a saída do paciente José Carlos Bispo Gonçalves, 41 anos, que estava internado na UTI do HGCA há dois anos e ontem (20) voltou para casa. José Carlos sofre de uma doença neurodegenerativa conhecida como ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) que fez com que ele perdesse os movimentos do corpo e causou insuficiência respiratória severa. Atualmente ele depende de aparelhos para respirar.

“Tudo o que ele queria era voltar para casa antes do seu aniversário que será no próximo mês e hoje esse sonho se realiza. Estamos muito felizes, foram dois anos muito difíceis e hoje só tenho a agradecer a equipe do Clériston Andrade que cuidou muito bem de meu irmão”, comemorou muito emocionada Margarida Gonçalves, irmã de José Carlos. Este é o segundo caso de desospitalização de paciente adulto que necessita de ventilação mecânica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ocorrido em Feira de Santana.

José Carlos deu entrada no HGCA dia 13 de março de 2015 e a partir de agora será acompanhado pela equipe de assistência domiciliar. A ação só foi possível graças à união da equipe, direção do HGCA, promotoria de justiça através do promotor Audo da Silva Rodrigues e também do Juíz da 2ª Vara da fazenda Pública (Comarca Feira de Santana), Dr. Gustavo Rubéns Hungria.

Fotos: Ascom/HGCA

De acordo com Dra. Renata Nunes, médica que acompanhou o caso desde o seu internamento, familiares de José Carlos foram treinados pela equipe da UTI do HGCA para que o paciente receba em casa os cuidados necessários. “O maior ganho para este paciente será qualidade de vida. Estar em casa e não num ambiente hospitalar é uma grande vitória para ele e seus familiares”, disse.

Assistência Domiciliar

O Programa de Assistência Domiciliar do Governo do Estado, sob gestão e operacionalização da Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS) irá acompanhar o paciente. Uma equipe formada por 11 profissionais (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e técnicos de enfermagem) dará todo o suporte necessário ao paciente em casa. Além da assistência dos profissionais, a Fesf-SUS custeará todos os medicamentos e insumos necessários para os cuidados diários de José Carlos Bispo Gonçalves
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade