Feira de Santana

Especialistas em mobilidade urbana do Brasil e do mundo participam de Seminário em Feira

O evento, resultado de parceria entre a Pirelli e a Prefeitura Municipal, será realizado das 9h às 13h, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

20/03/2017 às 19h47, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Técnicos e especialistas em mobilidade urbana, considerados referências neste tema no Brasil e no mundo, participam, nesta terça-feira (21), do Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável da World Business Council for Sustainable Development (WBCSD – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, na sigla em Inglês). O evento, resultado de parceria entre a Pirelli e a Prefeitura Municipal, será realizado das 9h às 13h, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Feira de Santana é a segunda no país e a sétima em todo o mundo a receber o projeto, de iniciativa do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável. É uma etapa preparatória para articulação de um plano de mobilidade urbana para Feira e cidades da Região Metropolitana, semelhante ao que foi desenvolvido em Campinas, São Paulo, que já se encontra em execução – a outra cidade brasileira contemplada com o projeto. A indústria de pneumáticos Pirelli promove o seminário e se responsabiliza pelos custos de elaboração do Plano.

A programação do evento começará ás 8h com recepção aos convidados e credeciamento. As 9h acontece a abertura, que será feita pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, abordando o tema "Feira de Santana: cidade de possibilidades". O dirigente da Pirelli, Filippo Bettini, falará sobre "Uma visão de mobilidade urbana. O representante da WBCSD, Stephan Herbst, explicará a metodologia do SMP 2.0 (Sustainable Mobility Project), projeto que engloba grandes empresas multinacionais, dentro do cluster de mobilidade.

Em seguida o secretário de Transportes de Campinas-SP, Carlos Barreiro, apresentatá o "Case Campinas: cidade em transformação". O segundo bloco do evento será iniciado com a palestra do sócio-fundador do TC Urbes, Ricardo Corrêa, sobre o tema "Cidades para pessoas e mobilidade urbana". O professor da Escola Politécnica da UFBA, Juan Moreno, abordará sobre: "Mobilidade Sustentável, Redes de Transporte e Políticas Integradas".

O seminário também terá espaço para apresentações de soluções de transporte e tecnologia para mobilidade sustentável. A representante da Renault, Silvia Barcik, mostrará o car-sharing e veículo elétrico individual. O tema "Chegou a hora da mobilidade elétrica no Brasil" será abordado por Adalberto Maluf. A executiva da Siemens, Márcia Sakamoto, fará uma apresentação sobre: "Mobilidade e smart cities: conectividade e software urbano".

Às 12h será iniciada uma roda de conversa com os palestrantes e em seguida o encerramento. Às 13h será realizada uma entrevista coletiva, com participação dos palestrantes e organizadores.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade