Cultura

Livro lançado em Feira revela riqueza de detalhes na arte de escultor baiano

O evento foi realizado na noite de quinta-feira (16), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), de Feira de Santana.

17/03/2017 às 15h56, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Orisa Gomes

Exposição, agradecimentos e músicas interpretadas pela cantora Márcia Porto, marcaram o lançamento do livro “Pedro Ferreira, Escultor Baiano”, de autoria da pesquisadora Maria Lucila. O evento foi realizado na noite de quinta-feira (16), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), de Feira de Santana.

São mais de 300 páginas com relatos sobre a vida e obra do artista. Natural de Santo Amaro (1896 – 1970), Pedro Ferreira tem esculturas espalhadas pelo Brasil e também na Alemanha. O trabalho é voltado principalmente para a arte sacra e impressiona pela riqueza de detalhes anatômicos. Na Catedral Metropolitana de Feira de Santana, revela Lucila, há uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, que é de autoria do escultor.

Autor da maior parte das fotografias expostas no livro, o fotógrafo Ângelo Pinto, afirma que cada obra de Pedro Ferreira o surpreendeu. “O que mais me chama a atenção são os detalhes e perfeccionismo”, afirma, acrescentando que se empenhou muito ao fotografar as esculturas, para manter nas imagens a riqueza de informações. Qualidade, nitidez, enquadramento, profundidade, luz e sombra foram trabalhados, para mostrar ao leitor o mais próximo da realidade.


Filho do artista, Roque Ferreira fala do sentimento ao ver a vida do pai retratada em um livro: “Muito orgulho, satisfação e alegria, por ver que neste momento o trabalho dele está sendo reconhecido. Embora tardiamente, mas sempre de maneira profunda”.

Amigo da autora do livro, além de incentivador e colaborador, o arcebispo emérito de feira de Santana, Dom Itamar Vian, afirma que ficou entusiasmadíssimo ao ver o esboço do livro, porque é uma obra inédita em Feira de Santana e na Bahia e que merece todo apoio. “A partir de hoje, sem dúvida alguma, Lucila já é uma pessoa que marcou história em Feira de Santana”, assinalou.

Principais obras

Entre as principais obras de Pedro Ferreira estão A Visão de São Francisco, escultura que ornamenta o altar da Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador; o Cristo, em Amargosa; os anjos que ornamentam a Matriz da mesma cidade e a pia batismal; o busto de Landulfo Alves, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas; Jesus Batendo a Porta, no Cemitério do Campo Santo; a réplica do Senhor do Bomfim em Santo André, no ABC Paulista, que foi um presente dos baianos aos paulistas, dentre muitas outras obras. Perfeição nos detalhes é uma das suas principais marcas.

O lançamento do livro foi financiado pelos três filhos do escultor e ainda será definido um local para venda.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade