Emagrecimento

Você sabe o que significa 'contar os macros'? Veja como isso pode te ajudar a perder peso

A contagem de macronutrientes é essencial para transformar sua saúde, pois são eles que compõem o conteúdo calórico de cada alimento.

14/03/2017 às 09h00, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Você está contando calorias, burlando os números e mesmo assim não vê resultados? O problema pode não estar na quantidade, mas sim no tipo de caloria.

A contagem de macronutrientes é essencial para transformar sua saúde, pois são eles que compõem o conteúdo calórico de cada alimento. Conhecidos como "macros", distribuem-se nas categorias de carboidratos, gorduras e proteínas.

Estes são os valores traduzidos em calorias:

● 1 grama de carboidrato = 4 calorias;
● 1 grama de gordura = 9 calorias;
● 1 grama de proteína = 4 calorias.

Portanto, a redução de peso está associada ao tipo de caloria consumida. Alguns suplementos, como o Whey Protein, são indicados para equilibrar a ingestão dos nutrientes com base em cada dieta e necessidades específicas, como de atletas de alta performance, que necessitam de mais proteínas.

Com a alimentação adequada, é possível ter mais energia e melhores resultados em termos de perda de peso.

Como contar os macronutrientes?

Para perder peso, é preciso reduzir ligeiramente as calorias ingeridas – cerca de 10 a 20%. Por exemplo, se consumir diariamente 2.000 calorias, reduza para 1.600 ou 1.800. Mas não tente fazer grandes cortes, pois pode ter um efeito reverso.

Retire lentamente as calorias, pouco a pouco, para ver como seu corpo reage. A partir de sua ingestão calórica total, é hora de avaliar a quantidade certa dos macronutrientes – quantos gramas de gordura, carboidratos e proteínas você precisa todos os dias.

A proporção ideal gira em torno de 40% de proteínas, 40% de carboidratos e 20% de gorduras insaturadas. A contagem de macronutrientes é um conceito relativamente novo para a maioria das pessoas e envolve um cálculo simples.

Tome como base o número de calorias ingeridas ao longo dos dias e siga as fórmulas. No exemplo de 1.400 calorias diárias, as equações ficam desta maneira:

● (0,20) x 1,400 = 280 kcal / 9 calorias em cada grama de gordura = 31 gramas de gordura por dia;
● (0,40) x 1,400 = 560 kcal / 4 (4 calorias por grama de proteína) = de 140 gramas de proteína por dia;
● (0,40) x 1,400 = 560 kcal / 4 (4 calorias por grama de carboidratos) = cerca de 140 gramas de carboidratos por dia.

O que incluir em cada refeição?

Para café da manhã, almoço e jantar, recomenda-se a ingestão dos três macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras).

Entre as refeições principais, faça dois lanches. No primeiro deles, entre café da manhã e almoço, inclua apenas proteína e gordura. No segundo lanche, entre almoço e jantar, somente carboidratos e proteínas.

Para obter resultados positivos, lembre-se de monitorar os alimentos consumidos por meio de aplicativos.

Assim, você conseguirá atingir mais facilmente as metas diárias.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade