Feira de Santana

Senai realiza curso de formação para moradoras do Minha Casa, Minha Vida

A analista de negócios do Senai Caroline Bianca disse que devido ao resultado desses cursos, que vêm sendo ministrados desde 2016, a proposta é atender mais moradores dos condomínios.

23/02/2017 às 15h35, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Feira de Santana, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) e a Caixa Econômica Federal, está realizando cursos em diversas áreas para moradores de condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida, e estudantes que fizeram o curso de lingerie e moda praia receberam certificados no auditório do Senai. A solenidade teve a participação do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do Secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, além de dirigentes do Senai e da Caixa Econômica.

Participaram do curso de lingerie e moda praia, mulheres do condomínio Parque da Cidade, que fica próximo ao conjunto Feira VII. Ao todo, se inscreveram vinte pessoas e doze conseguiram concluir o curso.

Uma das alunas, Fabiane Cruz disse que não sabia nem como ligar uma máquina de costura, e depois do curso aprendeu não só a manusear o equipamento como costurar variadas peças como biquínis, bolsas de praia e calcinhas. 

“Eu era completamente leiga em relação à costura. O ensino foi muito bom, muito fácil de aprender. Hoje alcançamos uma grande meta, e no momento, eu espero conseguir um emprego. Quero ter minha própria confecção, mas pra isso tenho que ter dinheiro para poder comprar as máquinas. Basta a gente ter força de vontade e correr atrás”, afirmou.

A estudante Joanice Carneiro dos Santos desejava que o curso durasse mais tempo e disse que ficou maravilhada com o resultado.

Foi uma grande oportunidade o Senai ter disponibilizado esse curso em parceria com a prefeitura. A assistente social se empenhou em estar convidando as mulheres do residencial para participar. Se apenas com três meses conseguimos desempenhar, imagine com um tempo. Então foi muito bom e estou maravilhada com o resultado do curso. Eu faço biquíni, maiô, calcinha, baby doll. Todo mundo ficou feliz com o curso, todas se uniram e uma ajudou a outra”, afirmou.

A assistente social Sidneia da Silva Carvalho, da Sedeso, disse que o projeto levou em média dois meses para ser elaborado e logo em seguida foi apresentado às analistas do Senai para aprovação. “O curso veio dar oportunidade aos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, visando não apenas a inserção no mercado de trabalho, mas também o estímulo ao empreendedorismo, para que eles não venham ser somente empregados, mas empregadores e gerarem mais rendas e possam ainda abrir uma cooperativa dentro do residencial”, afirmou.

A analista de negócios do Senai Caroline Bianca disse que devido ao resultado desses cursos, que vêm sendo ministrados desde 2016, a proposta é atender mais moradores dos condomínios.

“Nesse primeiro trabalho nós formamos mais de 500 pessoas. Foram vinte e cinco turmas, e no segundo trabalho são quase 100 turmas de vinte alunos por turma. A gente vai trabalhar a área de alimentos como fabricação de pizzas, salgados e folheados, confeitaria básica e panificação, preparação de doces e conservas, na área de calçados vamos trabalhar a parte de customização de sandálias, informática básica e operador de microcomputador, e vamos atuar também na área de gestão, que é a parte de auxiliar administrativo”, informou Caroline Bianca.

Ela explicou ainda que o Senai tem buscado atuar junto à questão da empregabilidade. Caroline disse que, após a finalização do curso no Parque da Cidade, o Senai fez um trabalho de conscientização para que as estudantes entendessem que são empreendedores potenciais.

“A sedeso também fez uma reunião com o Sebrae para orientar essas pessoas a futuramente serem microempreendedores individuais. Estamos formando ainda uma parceria com a prefeitura e vamos convidar empregadores da região, que são as empresas terceirizadas da Coelba e a própria Coelba, pois vamos formar uma turma de eletricistas de ligação e corte, que é uma demanda grande de mercado. Então vamos aí experimentar esse novo projeto não só para geração de renda, mas também empregabilidade”, ressaltou a analista do Senai.


 

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade