Educação

Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?

Quero Bolsa esclarece dúvidas e dá dicas para estudantes.

23/02/2017 às 11h37, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na hora de escolher o que estudar, muitas pessoas têm dúvidas em relação ao tipo de curso, seja uma graduação, tecnólogo ou curso técnico. Para esclarecer todas as dúvidas, o Quero Bolsa levantou informações sobre cada tipo de curso, além de dicas para quem quer conseguir uma bolsa de estudos.

Basicamente, as principais diferenças entre graduação, tecnólogo e curso técnico são com relação à duração e ao foco profissional. A graduação (nível superior) tem duração média de 4 a 5 anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os três. O tecnólogo (nível superior) dura de 2 a 3 anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho. Já os cursos técnicos (nível médio) duram de 2 meses a 3 anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas.

Graduação

O curso de graduação do Ensino Superior é ministrado nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Em ambas as modalidades, ao terminar o curso o aluno receberá um diploma de faculdade, de bacharel ou de licenciado. Com o diploma de graduação em mãos, é possível fazer cursos de pós-graduação e MBA.

Os cursos de graduação têm, em média, duração de 4 a 5 anos e oferecem amplo conhecimento teórico e prático da área escolhida. Os cursos são oferecidos em faculdades e universidades (veja aqui a diferença entre faculdade e universidade) em todo o Brasil.

Para entrar em um curso de graduação é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então, o candidato precisará participar do processo seletivo da instituição (vestibular), que pode ser substituído pela apresentação da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em algumas instituições.


Formas de ingresso na graduação

Vestibular

Enem

Sisu (apenas instituições públicas)


Onde fazer graduação?

Faculdades

Universidades

Centros Universitários

Institutos Tecnológicos


Tem desconto?

Existem formas de conseguir cursar a graduação com desconto, como estas:

Quero Bolsa (bolsas de estudo sem processo seletivo)

Prouni (bolsas de estudo para os melhores no Enem)

Fies (financiamento para os melhores no Enem)


Graduação Tecnológica (Tecnólogo)

Assim como nos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), os alunos que concluem uma graduação tecnológica do Ensino Superior também recebem um diploma de faculdade, formando-se Tecnólogos.

Os cursos de graduação tecnológica, no entanto, são mais voltados para as demandas do mercado de trabalho e têm duração mais curta, de 2 a 3 anos, e as opções de cursos abrangem as seguintes áreas: apoio escolar; gestão e negócios; hospitalidade e lazer; informação e comunicação; produção cultural e design; produção alimentícia; controle e processos industriais; produção industrial; infraestrutura; ambiente e saúde; recursos naturais; militar; e segurança.

A graduação tecnológica também forma alunos qualificados a cursarem, posteriormente, pós-graduação e MBA. No entanto, alguns concursos públicos de nível superior restringem a participação a bacharéis e licenciados.

As graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD).

Para entrar em um curso de graduação tecnológica é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então, o candidato precisará participar do processo seletivo da instituição (vestibular), que pode ser substituído pela apresentação da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em algumas instituições.


Formas de ingresso na graduação tecnológica

Vestibular

Enem

Sisu (apenas instituições públicas)


Onde fazer graduação tecnológica?

Faculdades

Universidades

Centros Universitários

Centros Tecnológicos

Institutos Tecnológicos


Tem desconto?

Existem formas de conseguir cursar a graduação tecnológica com desconto, como estas:

Quero Bolsa (bolsas de estudo sem processo seletivo)

Prouni (bolsas de estudo para os melhores no Enem)

Fies (financiamento para os melhores no Enem


Curso Técnico

O curso técnico não é de Nível Superior e não dá diploma de faculdade, mas dá direito a um certificado de conclusão do curso técnico de Nível Médio. Os cursos técnicos podem ser feitos por quem já terminou ou ainda está fazendo o Ensino Médio. Oferecem conhecimento bastante específico sobre o assunto do curso e geralmente são focados em aspectos práticos.

Por terem curta duração – de alguns meses a até 3 anos – podem ser uma solução rápida para entrada no mercado de trabalho, mas não oferecem uma ampla formação na área.

Formas de ingresso em cursos técnicos

Análise de histórico escolar

Sisutec (para os melhores no Enem)


Onde fazer cursos técnicos?

Instituições como Senai e Senac são bastante tradicionais quando falamos em cursos técnicos, mas existem muitas outras escolas públicas e particulares que oferecem essa modalidade de ensino.


Tem desconto?

Pronatec

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade