Educação

Estudantes da rede estadual criam aplicativo para promover ecoturismo em Jequié

O app disponibilizará as trilhas por meio do acesso ao Google Maps.

23/02/2017 às 08h33, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para promover e divulgar o ecoturismo no município de Jequié, localizado na região do Sudoeste Baiano (366 km de Salvador), 16 estudantes do curso técnico de nível médio em Informática, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (CEEP), desenvolveram o aplicativo (app) “Jequié Eco Tour”. A ferramenta possui textos, imagens e vídeos e busca apresentar as belezas naturais da região, possibilitando que os turistas se desloquem com facilidade utilizando as trilhas virtuais disponíveis no app. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do aplicativo contribui para a formação dos futuros técnicos, que aliam teoria e prática diante de potenciais demandas do mundo do trabalho.


Foto: Divulgação

Para a criação do aplicativo, apresentado na Feira de Ciências da unidade escolar, os alunos foram separados em três grupos para produzir a ferramenta, a pesquisa de campo e a edição visual. “Utilizamos a plataforma APP Inventor onde incluímos imagens e informações sobre locais da região. Inicialmente disponibilizamos os trajetos da Barragem das Pedras e Fazenda Velha, com áreas de lazer, banho, serviços, restaurantes e bares”, explica a estudante Jéssica Batista, 18 anos, uma das envolvidas no projeto.

Jéssica é moradora da zona rural de Jequié, cresceu e vive cercada pela natureza. Para ela, a participação no projeto teve um sabor especial porque irá contribuir para chamar a atenção de todos quanto à necessidade da proteção e do cuidado com o meio ambiente, por meio de um turismo sustentável. “Este projeto abriu novas perspectivas, pois acabou derivando no reconhecimento de um trabalho que valoriza a cidade e pode servir para desenvolver o ecoturismo na região”, afirma.

O app disponibilizará as trilhas por meio do acesso ao Google Maps. O usuário precisará acessar o aplicativo em um lugar com conexão para conhecer o trajeto e depois, mesmo que esteja em alguma área sem sinal de Internet, visualizará todas as informações de forma off-line. Os estudantes ultimam os preparativos para que o app esteja disponível para download ainda neste mês, por meio do blog do projeto (www.jequieecotuor.blogspot.com.br).

A iniciativa dos estudantes tem despertado o interesse das autoridades locais. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de Jequié, deve disponibilizar o aplicativo no site do órgão. “A prefeitura está com o objetivo de expandir o lado cultural e turístico da região e nos convidou para disponibilizar a ferramenta no site da prefeitura. A ideia é expandirmos os trajetos e locais de pesquisa do aplicativo para podermos apresentar um projeto mais completo”, destaca o professor e orientador da iniciativa, Alisson Santos.

O professor ressalta a função pedagógica do projeto. “A ideia é desenvolvermos uma pedagogia de protagonismo estudantil, em que o estudante imprima seu olhar e o seu ponto de vista da região em que mora. É muito importante para os alunos apresentarem um trabalho como este, que possa mostrar a realidade social e econômica da região”, enfatiza Alisson.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade