Polícia

Em reunião do Programa Pacto pela Vida, Rui Costa destacou prioridades e investimentos em segurança

O governador Rui Costa destacou a importância da reunião, onde foi possível ouvir as demandas de quem conhece de perto a realidade da região.

16/02/2017 às 16h57, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O governador Rui Costa esteve em Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira (16), onde se reuniu com autoridades dos poderes judiciário e legislativo e da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Este foi o primeiro encontro do programa Pacto pela Vida e foi realizado no 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic) da Polícia Militar.

Em entrevista ao portal Acorda Cidade, o governador Rui Costa destacou a importância da reunião, onde foi possível ouvir as demandas de quem conhece de perto a realidade da região.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

“Esse ano nós estamos inovando o Pacto pela Vida fazendo a Caravana da Paz e da Segurança, implementando um conceito de gestão de quem conhece bem o problema e está vivenciando. Hoje começamos por Feira de Santana e foi extraordinário ouvir os defensores, os juízes, os promotores e os delegados falarem da sua dedicação, dos avanços, mas também das dificuldades, para que o governo, o presidente do Tribunal de Justiça e os defensores tomem providências para alcançar melhores resultados”, afirmou o governador.

De acordo com Rui Costa, 2015 foi um ano positivo para a Bahia, com a redução dos índices da violência. Mas em 2016, segundo ele, houve um aumento e o governo está trabalhando para que em 2017 os números voltem a cair.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

“Os dois primeiros meses já mostram resultados positivos. Aqui em Feira, tivemos uma redução de 12% e, em fevereiro, os números caminham para ter uma redução de 13%, comparado com o mesmo mês do ano passado, e assim queremos seguir mês a mês. Essa reunião tem o objetivo de acelerar a queda e melhorar a comunicação e o funcionamento das instituições”, salientou.

E prosseguiu: “Segurança é um complexo. Para um policial civil entrar em uma casa onde ele acha que tem droga, precisa da autorização de um juiz. Para ele prender alguém precisa da autorização do juiz, do Ministério Público, da Defensoria, e quando você julga mais rápido quem está preso, quando o juiz decide mais rápido, melhora a segurança pública. Esse sistema tem que funcionar bastante integrado, e é isso que estamos fazendo aqui: aumentando a integração do sistema jurídico em nosso estado”, completou.

O governador Rui Costa falou ainda sobre a inauguração de novos presídios na Bahia, como o de Vitória da Conquista. Ele explicou que para funcionar, além do investimento, existe o custeio, uma vez que cada preso custa para o estado, em média, R$ 3 mil por mês.

“Em março nós colocamos para funcionar dois novos presídios, um em Salvador e outro na cidade de Irecê, e até maio nós colocaremos mais dois, um na cidade de Irecê e outro na cidade de Brumado. A expectativa com o fundo penitenciário é que possamos aumentar o investimento no monitoramento e na fiscalização dos nossos presídios. Então vamos colocar identificador de metais em todos os presídios, botar câmeras no entorno dos locais próximos aos presídios, tecnologia para entrada e saída de pessoas, estamos buscando que o governo federal regulamente, tornando obrigatório que as companhias telefônicas bloqueiem o sinal de celular nos presídios”, disse.

O deputado estadual Zé Neto parabenizou as ações do governo do estado e a realização do encontro em Feira de Santana, e lembrou que já existe um núcleo no município que vem funcionando desde o último incêndio na Rua Sales Barbosa. “Isso tem dado resultados que são muito importantes”.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

Ainda sobre os investimentos na área da segurança pública, o deputado adiantou que os distritos de Feira de Santana receberão mais cinco viaturas. Todos os distritos de Feira vão ter veículos novos. Já trouxemos quatro veículos para a ronda escolar e são 70 carros de polícia já rodando em Feira da PM”, afirmou Zé Neto.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade