Saúde

Médico orienta população como prestar primeiros socorros em casos de parada cardíaca

O palestrante Lúcio Couto, médico intensivista do SAMU, afirmou que os conhecimentos básicos relacionados à saúde não deveriam ser tão restritos aos profissionais da área.

16/02/2017 às 11h38, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) proferiu uma aula sobre Suporte Básico de Vida, que se estende do socorrista leigo até o serviço prestado pelo órgão e o próprio atendimento intra-hospitalar. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta quarta-feira (15).

O palestrante Lúcio Couto, médico intensivista do SAMU, afirmou que os conhecimentos básicos relacionados à saúde não deveriam ser tão restritos aos profissionais da área. As chances de sobrevivência de uma pessoa que sofre uma parada cardíaca em um local público, por exemplo, serão muito maiores quando ela receber os primeiros socorros instantaneamente. E qualquer pessoa deve estar apta a realizar estes procedimentos básicos.

Foto: Jorge Magalhães/ Secom

O atendimento a esta pessoa se dará dentro de uma Corrente de Sobrevivência. As primeiras etapas, que correspondem ao trabalho do socorrista leigo (pessoa que não domina conteúdos medicinais e se depara com esta situação), são as mais importantes, segundo Lúcio. “É fundamental. É a abertura do processo. E deveria ter incentivo de políticas de governo para capacitação da população. Não adianta uma ambulância ter os melhores equipamentos se a pessoa não está tendo o atendimento primário durante o tempo de deslocamento”, afirma.

O socorrista leigo, primeiramente, deve fazer o reconhecimento da situação e imediatamente acionar o SAMU. Logo após, entra a compressão torácica (massagem cardíaca), fator determinante. Esta deve ser feita de maneira correta: forte e rápida. A pressão deve ser feita no meio do tórax e não ao lado (em cima do coração), numa frequência entre 100 e 120 batimentos por minuto, sempre permitindo o retorno do tórax para a posição normal, sem dobrar o braço para evitar o cansaço, movimentando o tronco para exercer pressão. A profundidade da compressão deve ser de 5 ou 6 cm e em tempos similares aos do relaxamento do tórax, minimizando as interrupções.

Há também a estratégia de aplicação de compressão torácica juntamente às ventilações (respiração boca a boca, ou com tubo, etc.), realizado por duas pessoas. No caso da respiração boca a boca, o procedimento deve ser realizado em 5 sessões de 30 compressões e 2 ventilações (realizadas após a massagem, sem necessidade de um sopro longo e forte). Para manter a eficiência do processo, os dois socorristas devem revezar as funções ao fim das 5 sessões. O trabalho deve ser contínuo até a chegada da equipe. No caso do uso do tubo de ventilação, não há necessidade de interromper as compressões. O correto seria uma ventilada a cada 6 segundos.

Uma vez que pessoas leigas geralmente têm dificuldade e receio quanto à realização da ventilação, realizar apenas as compressões pode ser uma estratégia mais simples e aceitável. As próximas etapas correspondem ao uso do DEA, ainda correspondente à pessoa comum. Equipamento de rápida desfribilação que deve ser disponibilizado em estabelecimentos como shoppings, por exemplo, e informa se há ou não a necessidade de dar um choque na pessoa que sofreu a parada cardíaca. As outras etapas dizem respeito ao próprio SAMU e ao atendimento intra-hospitalar.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Sergio Moro

Política

Relatório aponta indícios de que Moro abriu processo para permitir repasses de valores de acordos a Petrobras

Segundo documento obtido pelo blog, processo sigiloso teria permitido o direcionamento, por integrantes da Lava Jato, de parte de multas...

16/04/2024 às 12h41

Agentes da SMT

Micareta de Feira

SMT estará com 100 agentes atuando na Micareta

O superintendente municipal de Trânsito, Cleudson Almeida, recomenda que os condutores de veículos fiquem atentos à sinalização.

16/04/2024 às 12h41

Presidente Lula

Política

Em jantar com ministros do STF, Lula discute nova onda de ataques à corte e ofensiva internacional

Encontro, na casa do ministro Gilmar Mendes, teve participação de Dino, Zanin e Alexandre de Moraes.

16/04/2024 às 12h32

Espaço Charles Albert

Micareta de Feira

Jau, Gerônimo e a banda Flashback entre as atrações do Espaço Charles Albert

A banda Flashback, Dilma Ferreira e Asa Filho são algumas das atrações contratadas pela Prefeitura de Feira de Santana.

16/04/2024 às 12h27

Barracas da Micareta

Micareta de Feira

Alvará visível é obrigatório para os comerciantes credenciados atuarem na Micareta

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro, ressalta a importância do uso do alvará durante o evento para...

16/04/2024 às 12h01

Rachel Reis

Micareta de Feira 2024

“O contato esfriou”, diz secretário de Cultura sobre ausência de Rachel Reis na Micareta de Feira 

Alguns nomes como Pablo, Claudia Leitte e Ivete estiveram na última edição da Micareta, também não se apresentarão neste ano...

16/04/2024 às 12h00

image

Rádio acorda cidade