Mundo do Trabalho

Cursos para formação de tecnólogos ajudam na rápida recolocação no mercado

O curso tecnólogo se torna mais vantajoso para os universitários por ser mais curto que o bacharelado ou licenciatura.

16/02/2017 às 09h27, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Atualmente, o mercado de trabalho está muito concorrido devido a vários fatores. Com isso, quem pretende realizar um investimento em um curso de graduação passou a apostar nos cursos para formação de tecnólogos, que são mais rápidos, reconhecidos como faculdade pelo Ministério da Educação, entre outros benefícios.

Além disso, o mercado consegue absorver de forma mais fácil os formandos. Ou seja: não adianta ficar cinco anos no bacharelado ou licenciatura para realizar um sonho e depois não conseguir um emprego. Então, a dica é fazer uma graduação tecnológica em uma instituição com credibilidade.

Os cursos de licenciatura e bacharelado têm, em média, duração de quatro anos, sendo ofertados em várias faculdades públicas e privadas do país. A maior parte dos cursos forma bacharéis em diferentes áreas, como Administração, Direito, Comunicação Social etc. Geralmente, o egresso desse tipo de graduação trabalha na sua área para empresas públicas ou privadas, exercendo diferentes funções de acordo com as disciplinas.

Quem optar pela licenciatura, exercerá o ofício da docência, podendo ser professor em escolas públicas e particulares dos ensinos fundamental e médio. Porém, quem opta pelo bacharelado ou licenciatura, terá que ficar de quatro a cinco anos frequentando os bancos da faculdade.

O curso tecnólogo é mais vantajoso quando comparado ao bacharelado ou licenciatura, já que o universitário termina em um período de dois anos e meio a três. Em seguida, o profissional já está apto a exercer sua nova profissão.

O curso tecnólogo pode ser considerado uma graduação?

De acordo com o Ministério da Educação, um curso para formação de tecnólogos é considerado uma graduação normal, assim como o bacharelado, por exemplo. As diretrizes do órgão do Governo Federal afirmam que esses cursos de tecnologia obedecem a características especiais. Porém, estão de acordo com as diretrizes necessárias para obtenção do diploma.

Ou seja: os cursos tecnólogos têm o mesmo peso e credibilidade de uma licenciatura ou bacharelado, mas em um tempo mais curto para a obtenção do diploma.

Em tempos de crise, com poucas vagas no mercado de trabalho, a dica é fazer um curso tecnólogo que dará mais chances aos estudantes. Atualmente, muitas pessoas que já possuem graduação, seja bacharelado ou licenciatura, também estão voltando para as instituições de ensino em busca de recolocação, sendo que os cursos tecnólogos são os mais procurados para essa finalidade. Dessa forma, o profissional escolhe aquele que tenha relação já com sua área de formação.

Como decidir qual tipo de graduação seguir?

O curso tecnólogo se torna mais vantajoso para os universitários por ser mais curto que o bacharelado ou licenciatura. Além disso, muitas vezes o estudante já arruma emprego na área durante o curso, com estágios ou trabalhos relacionados ao ramo no qual vai se formar.

O tecnólogo em logística, por exemplo, encontra um mercado em plena expansão. Quem optar por essa carreira, poderá atuar em diferentes funções para otimizar processos de uma empresa, como distribuição e transporte de mercadorias.

Nos últimos anos, vem aumentando a procura por cursos tecnólogos, já que esse tipo de graduação prepara de forma rápida profissionais para o mercado de trabalho.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade