Feira de Santana

Fórum internacional insere Feira de Santana em agenda global de sustentabilidade

O acordo foi firmado entre representantes da ONU, a Sudene e a prefeitura do município durante o I Fórum de Desenvolvimento Sustentável da cidade.

14/02/2017 às 16h30, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Foi realizado nesta terça-feira (14) o I Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Feira de Santana e abordou como tema central ‘Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’. Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, José Carlos Borges Junior, o evento teve como objetivo inserir o município na agenda global 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para um desenvolvimento sustentável.

“A agenda possui 17 macrometas que as cidades buscam para o seu desenvolvimento sustentável. Nesse encontro tivemos a oportunidade de receber os representantes da ONU falando sobre essas ações, que deverão ser viabilizadas, e também do superintendente da Sudene, e eles assinaram um acordo com o governo municipal para viabilizarmos um plano de desenvolvimento sustentável para Feira de Santana e seu entorno”, informou o secretário Borges Júnior.

De acordo com ele, um dos focos dos debates foi a implantação de energia solar. “Poderemos gerar emprego e renda através desse vetor de crescimento, pois Feira de Santana tem uma capacidade muito forte e natural, uma capacidade solar e poderão os condomínios, as empresas, o comércio e a indústria atuarem nesse segmento e gerar negócios e empregos no futuro”, afirmou.

Borges Júnior lembrou que em junho do ano passado o prefeito José Ronaldo assinou um  decreto criando políticas públicas para o desenvolvimento sustentável em Feira de Santana. “Com isso foi criado esse comitê junto com a sociedade civil para discutir as políticas públicas que poderão advir dessas ações, na área de saúde, educação, acessibilidade, energias renováveis, na área de cooperação, erradicação da pobreza, na área das ações de uma cidade mais inteligente, para que a gente possa ter uma cidade próspera e que cada cidadão tenha uma visão de futuro”, salientou o secretário.

Ele explicou ainda que os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda global 2030 das Nações Unidas são indicadores em cada segmento, com quatro eixos: inclusão social, o eixo econômico, ambiental e da boa governança, que poderão inserir a cidade nas ações mundiais da sustentabilidade.

O diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Marcelo Neves, destacou que a instituição já tem o desenvolvimento sustentável na sua agenda do dia a dia e no caso de Feira de Santana, além da questão do planejamento, trouxe para Feira de Santana diversas experiências exitosas em outros municípios que adotaram no cotidiano o desenvolvimento sustentável, como adoção de energias renováveis, reutilização de água e recursos naturais.

“Essa é uma nova agenda, um tema de futuro, mas que tem um apelo muito grande da sociedade. O desenvolvimento sustentável nasceu de um antagonismo entre desenvolver e preservar. Existe uma discussão muito grande entre os que só pensam em preservar e aqueles que só pensam em desenvolver. E o desenvolvimento sustentável é a união, o bom senso, o meio termo entre as duas partes. É trazer boas práticas, preservando assim o futuro das gerações. E isso interfere nos prédios públicos de uma cidade, na iluminação pública, a reutilização de água nos prédios públicos, mas também uma política voltada para as casas, nos condomínios e grandes empreendimentos, a utilização de energias renováveis como a solar. Isso vai ter muito em breve um impacto direto.”

O prefeito José Ronaldo ressaltou a importância do debate para uma sociedade que deseja avançar.
“Quando a gente traz uma discussão, um tema tão importante, como a energia solar ou uma energia renovável, algo novo, estamos trazendo um debate extremamente importante para uma sociedade que deseja avançar, que deseja economizar e ver a sua região, o seu país evoluir. Nós tivemos a presença de várias pessoas de conhecimento internacional, a exemplo dos representantes da ONU, de instituições de pesquisa, estudiosos e o representante da Sudene que trouxe dados importantes”, disse o prefeito.

Ele acrescentou ainda que o projeto de implantar lâmpadas de LED em Feira de Santana está adiantado e nos próximos dias deverá ser feita a licitação pública. “Falta apenas um item, que é um projeto que vamos encaminhar para a Câmara de Feira de Santana, e sendo aprovado, permite que a gente faça a publicação da licitação pública”, afirmou o prefeito.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade