Educação

Secretária diz que não é necessário pais dormirem em frente a escolas para matricular filhos

A Secretária de Educação do município, Jayana Ribeiro, em entrevista ao Acorda Cidade, atribuiu o aumento da procura por vagas da rede municipal às melhorias implantadas nas escolas.

14/02/2017 às 11h29, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Desde a última sexta-feira (10) centenas de pais e mães dormem em filas em frente a creches e escolas da rede municipal de ensino de Feira de Santana. As matrículas para o ano letivo de 2017 foram iniciadas na manhã de segunda-feira (13), e para garantir vagas para os seus filhos, as famílias montaram um verdadeiro acampamento nos locais desejados, com mesas, cadeiras e até mesmo colchões.

A Secretária de Educação do município, Jayana Ribeiro, em entrevista ao Acorda Cidade, atribuiu o aumento da procura por vagas da rede municipal às melhorias implantadas nas escolas.

“De certa forma a gente fica feliz porque a população tem buscado a rede. Melhoramos muito a estrutura das nossas escolas, o trabalho pedagógico, e nossos índices também foram melhorados. Então isso tudo cria expectativa e esperança de uma educação de melhor qualidade nas famílias. A gente tinha duas escolas com essa busca de vagas, mas a gente vê uma surpresa, que desde sexta-feira tem vários diretores entrando em contato sinalizando que tem famílias acampadas nas portas das escolas”, afirmou a secretária.

Jayana Ribeiro disse, porém, que não havia necessidade das famílias ficarem nas escolas. “A gente tem orientado pra receber todos e vamos fazer as matrículas na capacidade máxima que pudermos em todas as escolas. E aquelas famílias que não conseguirem vagas na escola que desejam, devem buscar outra escola próxima. Se ainda assim tiverem dificuldade, devem procurar a Secretaria de Educação que a gente vai viabilizar esta nova matrícula”, informou.

A secretária de educação destacou que a rede está oferecendo este ano quase oito mil vagas e que existem novas escolas para serem entregues em diversos bairros. Segundo ela, as matrículas para as novas unidades de ensino já foram iniciadas, e as obras nessas escolas devem ser finalizadas até a primeira quinzena de março.

“Nós temos mais de vinte escolas em obras, e agora a gente vai entregar nove, entre escolas construídas e reformadas, e temos outras que continuam em construção ou estão em reforma e ampliação. Vale lembrar que cada escola da rede, que está em reforma, estamos ampliando para atender à comunidade. Existem alguns bairros ainda críticos, mas estamos tentando conciliar da melhor forma possível para atender toda a demanda”, disse Jayana.

A secretária ressalta que muitas escolas não vão atender à demanda de pais que buscam por determinadas unidades, mas que existem outras no mesmo bairro ou localidade que têm disponibilidade. “Então esses pais que não conseguirem até sexta-feira, que é o prazo de encerramento das matrículas, devem procurar a Secretaria de Educação, que nós temos um setor que organiza essas matrículas”.

Jayana Ribeiro informou também que todas as creches da rede municipal oferecem ensino com tempo integral, com algumas exceções, que às vezes funcionam uma parte em tempo integral e outra parte parcial.

De acordo com ela, as aulas da rede começam no dia 6 de março e se encerram no final de dezembro. Para se matricular são necessários RG ou certidão de nascimento da criança, CPF do pai ou responsável, um comprovante de endereço, duas fotos 3×4, atestado de matrícula que comprova o ano que o aluno vai estudar ou histórico escolar, e se tiver o cartão do Bolsa Família também deve ser apresentado no ato da matrícula.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Leia também: Pais dormem na fila há dois dias para matricular filhos em Feira de Santana
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade