Educação

Uefs se destaca em ranking nacional de produção científica

No estado, a Uefs aparece atrás, apenas, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que ocupa a 14ª posição.

10/02/2017 às 11h59, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ocupa a 46ª posição entre as universidades brasileiras no Ranking Web of Universities, um sistema de classificação de universidades em todo o mundo que considera tanto o volume do conteúdo da instituição na internet, quanto a visibilidade e o impacto destas publicações online de acordo com o número de citações que receberam. No estado, a Uefs aparece atrás, apenas, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que ocupa a 14ª posição.

Melhorar a presença das universidades e instituições de pesquisa na web e promover a publicação em acesso aberto dos resultados científicos são os objetivos desta ferramenta. O ranking é publicado pelo Laboratório Cybermetrics, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), localizado em Madrid, desde 2004 e é atualizado a cada janeiro e julho.

De acordo como o professor Roberto Bittencourt, do Departamento de Ciências Exatas (Dexa) da Uefs, o destaque no ranking proporciona benefícios para a Universidade, no que diz respeito à divulgação das produções científicas aqui desenvolvidas. "Esta situação dá, principalmente, visibilidade à Uefs junto à comunidade científica do Brasil e do mundo, e isso é excelente", considera.

A classificação de instituições tem como base de dados o cadastro de trabalhos científicos feito no chamado Google Acadêmico (Google Scholar). Nesta plataforma, os pesquisadores podem disponibilizar produções diversas como livros, artigos de congressos e de revistas. "Todo conteúdo científico ficará visível para outras pessoas, que terão acesso não somente a uma publicação específica, mas sim a todas as publicações de cada pesquisador", explica Bittencourt.

Com a finalidade de ampliar a adesão dos docentes da Uefs a esta ferramenta de pesquisa na web, será realizado em breve uma espécie de tutorial, referente ao Google Acadêmico. A iniciativa contará com a parceria da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPPG) da Uefs, segundo o professor Roberto Bittencourt.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade