Mundo do Trabalho

Com 13 milhões de desempregados nasce o 'Empreendedorismo de Necessidade'

Veja abaixo algumas dicas motivacionais e organizacionais para começar a empreender.

08/02/2017 às 09h52, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com 13 milhões de desempregados, tem muita gente abrindo um negócio às pressas. É o chamado “empreendedorismo de necessidade”, antes abrir o próprio negócio estava relacionado a sonhos pessoais, oportunidade de mercado, mas estamos passando por uma grande mudança no setor empresarial brasileiro e o cenário já não é mais o mesmo.

“Eu já fui empreendedora de primeira viagem, há muito tempo. Estava querendo realizar meu sonho e passei por muitos desafios. E essa minha jornada me ensinou muitas coisas”, menciona Sabrina Nunes, CEO da Francisca Joias. Veja abaixo alguns macetes que a empresária aprendeu no começo da vida empreendedora:

– Se comunique
Saber se comunicar é muito importante, principalmente no começo. Você vai falar com pessoas que nunca viu e oferecer o seu produto. Se você for tímida ou tem alguma dificuldade em interagir, procure melhorar esses pontos. Eles serão muito importantes para o sucesso do seu negócio.

– Estudar sempre
O foco dos seus estudos pode variar, mas o importante é que você precisa se “reciclar” em todas as fases do negócio. E o melhor de tudo: você vai ficar motivada, pois esse aprendizado será colocado em prática no seu negócio. Vai ser curso, palestra, livro, artigo da internet. Vale tudo nessa hora!

– Planejamento é a chave
Quando você se organiza e cria metas para o seu negócio, suas ações ficam mais direcionadas. “O meu segredo foi me preparar e planejar o que eu queria. Algumas vezes tive que mudar o percurso, mas mesmo assim continuei me planejando.”

– Gerenciamento é tudo de bom
Gerencie seu tempo, as finanças da empresa e a sua, entre outras atividades. Encontre uma plataforma, planilha ou até pessoa, que possa te ajudar nessa fase de gerenciamento e organização.

-Persista
Acredite, essa é uma das dicas mais simples e que atrapalha muita gente. Não existe fórmula de bolo pra empreendedorismo. O que deu certo pra mim como e-commerce, pode não dar certo para o seu negócio físico. E na sua jornada, você terá acertos e erros. Não desista na primeira queda, nem na segunda ou terceira!. Saiba lutar por suas ideias ou elaborar melhorias para o negócio. E teste sempre. Às vezes, você fica tão focada em uma meta que se esquece de colocar em prática certas atitudes. Faça, veja o que deu certo ou errado e siga em frente com o aprendizado dessa experiência.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade