Automóveis

Dicas para comprar o primeiro carro sem erro

É muito importante avaliar uma série de fatores antes de escolher um modelo e fechar o negócio.

02/02/2017 às 16h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Depois de muitos anos de espera e expectativa, enfim, é chegada a hora da possuir seu primeiro automóvel. A partir de agora, será mais fácil se locomover com conforto e agilidade entre os diversos compromissos do dia a dia sem depender do transporte público e suas limitações de horários e itinerários.

Mas, apesar de toda a ansiedade para levar o primeiro carro para a garagem de casa, é muito importante avaliar uma série de fatores antes de escolher um modelo e fechar o negócio. Veja algumas dicas simples e básicas para efetuar uma boa compra, sem prejuízos ou arrependimentos.

Trace seu perfil

É muito importante ter em mente que nem sempre o carro dos sonhos é o mais indicado para seu uso cotidiano. Antes de eleger determinada marca ou versão, analise como será sua rotina: quantos passageiros pretende carregar, como é o tipo de piso ou pavimentação da maioria dos trajetos rotineiros, como é o trânsito na região onde vive ou trabalha.

Nem sempre um off-road ou um esportivo são boas escolhas, por exemplo, para quem vai usar o carro em perímetro urbano na maioria do tempo.

Planeje seu orçamento – e seja realista

Além do valor do próprio carro, o futuro proprietário deve se preparar para uma série de despesas extras – e fixas – para manter seu carro. Os valores das parcelas, combustível, seguro, estacionamento (se necessário) e taxas como IPVA e licenciamento não devem extrapolar 30% de seus rendimentos mensais.
Vale lembrar que todos esses valores são variáveis de acordo com o modelo do veículo, e por isso você precisa…

Pesquisar, pesquisar e pesquisar mais

A internet é uma poderosa ferramenta de pesquisas automotivas, e até para a conclusão da compra de seu primeiro carro. Além das tabelas de preços, como a FIPE, você também pode buscar mais detalhes sobre o carro e suas principais características, como consumo de combustível, acessórios e itens de série disponíveis, entre outros.

A Citröen, por exemplo, disponibiliza um verdadeiro showroon online. Aqui é possível simular e montar o modelo do veículo, fechar a compra e retirá-lo em uma concessionária de acordo com o pedido.

Test Drive: a prova de fogo

O test drive não é só um momento de lazer, mas uma importante avaliação de fatores fundamentais do modelo do veículo. Dirija com atenção a aspectos importantíssimos, como ergonomia, visibilidade, conforto, potência, maciez da direção e ruídos do motor. Teste todos os acessórios, como as condicionado, sistemas multimídia e informações do painel. Lembre-se: é o carro que deve se adaptar ao motorista, e não o contrário.

Não haja sob pressão

Vendedores sabem ser persuasivos, principalmente quando encontram compradores pouco experientes. Apesar da ansiedade, mantenha o foco nas características do automóvel, além de sempre buscar valores e formas de pagamentos atrativas. Tente sempre negociar preços e brindes no ato da compra.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade