Feira de Santana

Médicos do HEC suspendem atividades por conta de atraso nos salários

Os profissionais de saúde afirma que estão sem receber desde o mês de dezembro, e não receberam prazo para regularização dos pagamentos.

02/02/2017 às 14h19, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Os médicos do Hospital Estadual da Criança (HEC) suspenderam parte das atividades na manhã desta quinta-feira (2), devido ao atraso no pagamento dos salários. Os trabalhadores mantiveram apenas os atendimentos de casos graves com risco de morte na emergência pediátrica. O anúncio da paralisação foi feito através de uma carta aberta. Nela, os profissionais de saúde afirma que estão sem receber desde o mês de dezembro, e não receberam prazo para regularização dos pagamentos.

Ainda de acordo com a carta, o atraso dos salários é um problema recorrente. Além disso, a Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), que administra o hospital, ainda não estabeleceu uma relação contratual com os médidos que trabalham no local.

Em junho do ano passado, os médicos do HEC também paralisaram as atividades por conta de falta de pagamento. Na época, eles alegavam estar com o salário de três meses atrasados, referentes aos meses de julho de 2012, maio de 2015 e abril de 2016.

Leia a carta na íntegra:

Os médicos do Hospital Estadual da Criança (HEC) comunicam que a partir da próxima quinta-feira, dia 02 de fevereiro de 2017, os atendimentos serão suspensos devido ao reiterado problema relacionado ao atraso na remuneração dos médicos que trabalham no hospital.

No momento a remuneração referente ao mês de dezembro de 2016 encontra-se em atraso e sem previsão estabelecida de regularização.

O Hospital Estadual da Criança tem sua gestão terceirizada pelo governo do estado da Bahia para a Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) desde junho de 2015. Desde que assumiu a administração do HEC, a Liga Álvaro Bahia ainda não estabeleceu relação contratual formal com os médicos que trabalham na unidade, reforçando ainda mais a insegurança na atuação profissional dos médicos que além de remuneração atrasada ainda se veem enfrentando esta realidade anômala de informalidade.

Serão realizados apenas atendimentos de casos graves com risco de morte na emergência pediátrica. Estarão suspensas as seguintes atividades:

– consultas ambulatoriais nas diversas especialidades pediátricas, incluindo gastropediatria, bucomaxilofacial, pneumopediatria, ortopedia, nefropediatria, neurocirurgia e cirurgia pediátrica.
– transferências de pacientes de outras unidades do estado para UTIs pediátricas, UTI neonatal,, enfermarias e emergência do HEC;
– atendimentos não emergenciais no Pronto Socorro.

 

NOTA À IMPRENSA
02.02.2017

A diretoria do Hospital Estadual da Criança (HEC) vem informar, através desta nota, que lamenta a paralisação iniciada pelos médicos da unidade hospitalar nesta quinta-feira (2/02). Além disso, salienta que o valor referente à competência de dezembro de 2016 será depositada assim que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizar o repasse devido de tal competência.

A diretoria do HEC reforça que a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, no exercício de sua missão de assistir às crianças da Bahia, tem em seu corpo clínico um dos seus maiores ativos e vai continuar lutando para manter um relacionamento sincero, transparente e respeitoso com seus profissionais de saúde e a Sesab, buscando continuar oferecendo um atendimento humanizado e qualificado às crianças baianas. Dessa forma, o atendimento prestado aos pacientes internados e aos casos de urgência e emergência não serão interrompidos durante o período da paralisação.

Atenciosamente,
Direção do Hospital Estadual da Criança.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade