Política

Sem apoio do partido, líder do PSD sinaliza desistência de candidatura

Em mensagem a colegas, Rosso afirma que deixa a bancada “à vontade” para “avaliar outras alternativas e caminhos” para a Casa. Ele enfrenta resistência da cúpula partidária, que ocupa cargos importantes no governo Temer e não quer contrariar o peemedebista.

16/01/2017 às 16h29, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Uma semana após lançar sua candidatura à Presidência da Câmara, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) dá sinais de que vai desistir da disputa. Sem o apoio da legenda, Rosso enviou mensagem aos colegas de partido informando que deixa a bancada à vontade para avaliar candidaturas alternativas à sua. “Gostaria de deixar nosso futuro líder Marcos Montes e a nossa honrada bancada a vontade para, se caso entenderem, avaliar outras alternativas e caminhos que possam de fato reaproximar a Câmara do povo brasileiro e dar à Casa o respeito e a admiração da sociedade”, escreveu Rosso citando o deputado Marcos Montes (MG), que ficará com sua cadeira na liderança do PSD. O parlamentar, no entanto, nega que tenha jogado a toalha. “Continuamos na disputa”, ressaltou Rosso ao Congresso em Foco. A candidatura do deputado pelo Distrito Federal, porém, sofre resistência na cúpula do PSD. Com grande participação no governo, comandando os Correios e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação, por exemplo, a legenda prefere ficar ao lado do Planalto na escolha do novo presidente.

Atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o preferido do presidente Michel Temer. Maia também tem o apoio do presidente do PSD, o ministro Gilberto Kassab. Em sua carta, Rosso afirma que tem a adesão do partido e de grande parte da bancada. Ressalta, porém, o “alto grau de insegurança jurídica onde questiona-se no STF uma possível recondução do mesmo presidente em dois biênios da mesma legislatura”. Como adiantou o Congresso em Foco, Rosso já fez um pacto com o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) em uma provável disputa em segundo turno. Ele fez questão de comparecer à solenidade de lançamento da candidatura do petebista. O líder do PSD tem apostado em estratégias de marketing para marcar sua campanha: na semana passada, confirmou que era candidato pelo Facebook, em vídeo no qual aparecia vestido com uma camiseta da Chapecoense. Na semana anterior, ele havia pedalado 230 quilômetros, até a cidade goiana de Trindade, centro de peregrinação católica na região metropolitana de Goiânia, para pedir bênção divina a deputados.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade