Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

21º 32º Feira de Santana
18 de janeiro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Feira de Santana

Novo secretário de Meio Ambiente diz como atuará na recuperação das lagoas e no combate à poluição sonora

11/01/2017 10h08
Segundo o secretário, a poluição sonora no centro da cidade melhorou, mas as pessoas começaram a ir para lugares mais afastados e fazem até campeonato de paredões.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Novo secretário de Meio Ambiente diz como atuará na recuperação das lagoas e no combate à poluição sonora
Foto: Daniela Cardoso/ Acorda Cidade

Laiane Cruz

O novo secretário do Meio Ambiente de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, falou em entrevista ao Acorda Cidade sobre as ações que pretende tomar à frente da secretaria. Ele afirmou que já começou a elaborar uma pauta nos seus primeiros dias de gestão.

Questionado sobre como vai atuar contra a poluição sonora em Feira de Santana, uma das principais reclamações da comunidade, Sérgio Carneiro afirmou que deverá manter o programa Feira quer Silêncio, que completa quatro anos este mês e já é um sucesso, feito em parceria com a Polícia Militar, a Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e o Ministério Público.

“Não é um programa fácil de ser executado. Eu pretendo me reunir com esses órgãos e fazer uma avaliação do programa nesses quatro anos e ver o que podemos melhorar e o que nos falhamos”, afirmou.

Segundo o secretário, a poluição sonora no centro da cidade melhorou, mas as pessoas começaram a ir para lugares mais afastados e fazem até campeonato de paredões. Ele orienta a população a observar os decibéis permitidos, que são 70 durante o dia e 60 durante a noite.

“A pessoa vai ter o seu estabelecimento sempre atraindo clientes e nós não teremos que intervir com advertências outras e até com a apreensão do equipamento. O nosso depósito está cheio e nós temos que esperar o prazo de cinco anos para dar uma solução em definitivo nesses equipamentos”, declarou o secretário.

Ainda de acordo com Sérgio Carneiro, a secretaria de Meio Ambiente, assim como as outras, deverá fazer mais com menos, devido à queda na arrecadação do município e a situação financeira que vive o país. Por isso ele pede o apoio da população. “A cidade é uma extensão da sua casa, a sua rua limpa e iluminada é mantida com o seu dinheiro, com o qual se faz a limpeza pública e a iluminação da cidade. Então você precisa ter essa noção”.

Disque-denúncia

Segundo o secretário de Meio Ambiente, o telefone 156 continua em funcionamento. Há plantões dos fiscais da secretaria todo sábado e domingo.

“A população pode ter certeza que vamos tentar melhorar e fazer um período mais intensivo, porque essas operações têm um custo. Vou tentar melhorar o site da secretaria para que as pessoas do próprio celular possam fazer a denúncia”, informou.

Recuperação das lagoas

Sobre a situação das lagoas em Feira de Santana, cujas áreas estão sendo degradadas e recebendo diversas construções irregulares, o secretário Sérgio Carneiro afirmou que esta é uma preocupação do prefeito José Ronaldo.

“Eu me beneficio dessa preocupação dele porque ele determinou aos meus antecessores que fizessem um levantamento de fotografar todas elas no nosso município, cerca de 60. Estamos em diálogo com a Uefs, para em cima desse levantamento, fazer um correto diagnóstico da situação atual e demarcar exatamente essas áreas. Para que possamos recuperá-las, pois muitas delas foram assoreadas e a mata ciliar no seu entorno foram degradadas”, afirmou Sérgio Carneiro.

Ele lembra ressalta que é preciso fazer um trabalho de recuperação e de educação ambiental a respeito das lagoas do município, a exemplo do trabalho que foi feito pelo governo do estado com relação à Lagoa Grande. “Então temos que fazer isso também com as outras lagoas”, disse.

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Secretário de Transportes e Trânsito fala sobre aumento da passagem

mais podcast ›

Videos

Repórter é agredida ao vivo enquanto fazia cobertura de motim em presídio de MG

Canta Passarinho

De: Maria Auxiliadora
Para: Secretaria de Serviços Públicos
Local: Feira de Santana

"Bom dia, prezados senhores! Solicito por gentileza a reposição de uma lâmpada num poste na Rua Frei Henrique de Áscoli, em frente à casa de número 486. O local está muito escuro. Desd..."

envie seu recado mais recados ›