Feira de Santana

Novo secretário de Meio Ambiente diz como atuará na recuperação das lagoas e no combate à poluição sonora

Segundo o secretário, a poluição sonora no centro da cidade melhorou, mas as pessoas começaram a ir para lugares mais afastados e fazem até campeonato de paredões.

11/01/2017 às 10h08, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O novo secretário do Meio Ambiente de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, falou em entrevista ao Acorda Cidade sobre as ações que pretende tomar à frente da secretaria. Ele afirmou que já começou a elaborar uma pauta nos seus primeiros dias de gestão.

Questionado sobre como vai atuar contra a poluição sonora em Feira de Santana, uma das principais reclamações da comunidade, Sérgio Carneiro afirmou que deverá manter o programa Feira quer Silêncio, que completa quatro anos este mês e já é um sucesso, feito em parceria com a Polícia Militar, a Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e o Ministério Público.

“Não é um programa fácil de ser executado. Eu pretendo me reunir com esses órgãos e fazer uma avaliação do programa nesses quatro anos e ver o que podemos melhorar e o que nos falhamos”, afirmou.

Segundo o secretário, a poluição sonora no centro da cidade melhorou, mas as pessoas começaram a ir para lugares mais afastados e fazem até campeonato de paredões. Ele orienta a população a observar os decibéis permitidos, que são 70 durante o dia e 60 durante a noite.

“A pessoa vai ter o seu estabelecimento sempre atraindo clientes e nós não teremos que intervir com advertências outras e até com a apreensão do equipamento. O nosso depósito está cheio e nós temos que esperar o prazo de cinco anos para dar uma solução em definitivo nesses equipamentos”, declarou o secretário.

Ainda de acordo com Sérgio Carneiro, a secretaria de Meio Ambiente, assim como as outras, deverá fazer mais com menos, devido à queda na arrecadação do município e a situação financeira que vive o país. Por isso ele pede o apoio da população. “A cidade é uma extensão da sua casa, a sua rua limpa e iluminada é mantida com o seu dinheiro, com o qual se faz a limpeza pública e a iluminação da cidade. Então você precisa ter essa noção”.

Disque-denúncia

Segundo o secretário de Meio Ambiente, o telefone 156 continua em funcionamento. Há plantões dos fiscais da secretaria todo sábado e domingo.

“A população pode ter certeza que vamos tentar melhorar e fazer um período mais intensivo, porque essas operações têm um custo. Vou tentar melhorar o site da secretaria para que as pessoas do próprio celular possam fazer a denúncia”, informou.

Recuperação das lagoas

Sobre a situação das lagoas em Feira de Santana, cujas áreas estão sendo degradadas e recebendo diversas construções irregulares, o secretário Sérgio Carneiro afirmou que esta é uma preocupação do prefeito José Ronaldo.

“Eu me beneficio dessa preocupação dele porque ele determinou aos meus antecessores que fizessem um levantamento de fotografar todas elas no nosso município, cerca de 60. Estamos em diálogo com a Uefs, para em cima desse levantamento, fazer um correto diagnóstico da situação atual e demarcar exatamente essas áreas. Para que possamos recuperá-las, pois muitas delas foram assoreadas e a mata ciliar no seu entorno foram degradadas”, afirmou Sérgio Carneiro.

Ele lembra ressalta que é preciso fazer um trabalho de recuperação e de educação ambiental a respeito das lagoas do município, a exemplo do trabalho que foi feito pelo governo do estado com relação à Lagoa Grande. “Então temos que fazer isso também com as outras lagoas”, disse.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade