Feira de Santana

Extinção de cursos preocupa professores e estudantes de escola estadual

Mesmo sendo extinto o Tempo de Aprender I, as aulas estão garantidas para quem já estava matriculado.

10/01/2017 às 18h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Os cursos do período da tarde do Colégio Estadual Agostinho Fróes da Mota, Tempo de Aprender I e II estão extintos. Sendo que o Tempo de Aprender I, que é destinado para estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental I, está extinto definitivamente e o Tempo de Aprender II, que corresponde ao ensino médio, só vai funcionar nos turnos da manhã e da noite. A informação é do professor  Airton Araújo, que é diretor geral do colégio. Ele esclarece que não houve a exclusão do turno vespertino, mas sim uma reorganização.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O turno da tarde estava com uma quantidade muito pouca de alunos para se manter, mas também temos a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), cuja demanda é grande. Então esse turno será ocupado para aplicação e correção das provas da CPA. Já as demais modalidades, que seriam oferecidas a tarde, continuarão sendo oferecidas nos cursos matutinos e noturno”, afirmou.

O professor disse também que mesmo sendo extinto o Tempo de Aprender I,  as aulas estão garantidas para quem já estava matriculado.Segundo Airton Araújo, a queda da demanda de alunos para o turno da tarde vem ocorrendo desde 2016 e ele aponta como fatores principais a violência e o fato de que mesmo o estado oferecendo transporte escolar, alguns alunos não assistem as aulas porque precisam trabalhar no plantio e na colheita na zona rural.

Sobre a destinação dos professores ele disse que esta é parte mais triste da história.

"Nós não temos como abrigar os professores em dois turnos. Com certeza eles vão ficar excedentes e aí o Núcleo Regional de Educação (NRE) juntamente com eles vai procurar outras escolas para que possam abrigá-los", salientou.

A professora Carolina Costa, que preside o colegiado, disse que o sentimento da extinção dos cursos à tarde do Colégio Agostinho Froes da Mota é de perda e que para pensar essa perda é preciso entender que o colégio é especializado em educação de jovens e adultos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Nós trabalhamos e somos formados para pensar as especificidades desses estudantes que se afastaram e precisaram atrasar os seus estudos de alguma forma”, afirmou. Na opinião dela, o colégio nos três turnos estava preparado para atender os alunos nas modalidades de ensino dentro da Educação de Jovens e Adultos (EJA)", completou.

A estudante Maria Helena que está cursando o Tempo de Aprender II disse que a extinção dos cursos no período da tarde é um absurdo. Segundo ela, há pessoas que não tem condições de participar das aulas nem pela manhã e nem pela noite porque trabalham e a oportunidade que elas têm é a tarde.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Com a extinção desse turno como vão ficar esses estudantes?”, questiona Maria Helena, acrescentando que muitas dessas pessoas são idosas. Ela observa ainda que a extinção dos cursos foi em cima da hora, coincidiu que os alunos estão de férias e que com certeza muitas dessas pessoas deixarão de estudar.

Tempo de Aprender

É um curso de matrícula e estrutura didática semestral. As aulas são semipresenciais, pois colocam-se como oferta própria àqueles educandos que trabalham em turnos ou dias alternados e não podem frequentar a escola regularmente. Os alunos poderão frequentar a escola três vezes por semana e têm garantido o direito de aproveitamento de estudos já realizados nos diferentes componentes curriculares. O curso total é composto de dois segmentos distribuídos ao longo de quatro anos: Tempo de Aprender I (equivale ao 2º segmento da educação fundamental) e Tempo de Aprender II (equivale ao ensino médio).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade