Cabelos

Saiba como evitar que o cabelo fique queimado e danificado

Os cuidados devem acontecer durante todo o ano e redobrado nas estações mais quentes, como o verão.

06/01/2017 às 08h12, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Como a pele, os cabelos estão expostos e sofrem bastante com os raios solares, principalmente nas estações mais quentes do ano, como a primavera e o verão. Porém, além dos danos causados pelo sol, os fios também são agredidos por outros fatores externos, como o secador, a chapinha e até mesmo a temperatura da água do banho. O resultado disso são cabelos fracos, quebradiços, com aspecto de seco e pontas duplas, além de, no caso dos tingidos, a aparência de cores desbotadas. Mas dá para tratar e recuperar sem precisar abrir mão do comprimento.

Antes de ir às soluções, é preciso entender primeiro como evitar. Sempre que possível, opte por um difusor na hora de secar o cabelo, mas, caso não seja possível, ao utilizar chapinha e secador não deixe que a temperatura passe de 200º C. Também preste atenção ao tempo em que o calor permanece concentrado apenas em um lugar, não deixando mais de três segundo no caso das chapinhas, e mais de cinco para o babyliss. Outro processo que queima os fios é a descoloração feita antes da tintura. Por isso, o recomendado é que os retoques na pigmentação sejam feitos após um intervalo de, no mínimo, seis semanas entre uma e outra.

Cabelos queimados geralmente ficam duros, ásperos ao toque devido à secura e desidratação extrema. Eles quebram com facilidade e apresentam muitas pontas duplas, além de eletricidade estática e frizz. Também ficam difíceis de pentear, disciplinar, sem brilho e apagado. A solução mais rápida e pratica é cortar alguns centímetros para se desfazer das partes mais danificadas, que são as pontas. Mas quem não gosta das madeixas mais curtinhas, alguns produtos podem dar uma forcinha.

Invista em produtos que possuem andiroba e quina rosa na fórmula, além de filtro solar específico para o cabelo. “Além de combater o frizz, a quina rosa forma um filme capaz de proteger os cabelos da ação de agressores externos, deixando-os com um brilho natural”, explica Gilberto Miranda, representante da Vitiss Cosméticos, referindo-se à linha Andiroba, que possui filtro solar na fórmula do leave-in. Se o cabelo já estiver muito danificado, faça um tratamento intenso para recuperar. “Invista em uma linha de tratamento intensivo para eliminar a porosidade e cauterizar a fibra dos cabelos danificados e ressecados, restaurando, recuperando-o e mantendo-os saudáveis”, continua Gilberto. A linha intense e amaranto, por exemplo, possui uma poderosa combinação de aminoácidos, vitaminas e silicones, que aumentam a força, a elasticidade e o brilho. A dica é aplicar a cauterização e fazer a hidratação pelo menos duas vezes por semana durante um mês, ou até que os cabelos fiquem saudáveis novamente. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade