Feira de Santana

Secretaria de Saúde inicia vacinação contra o vírus HPV

A estimativa é que 14 mil meninos sejam vacinados contra o HPV em Feira de Santana.

05/01/2017 às 11h00, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A Secretaria de Saúde vai passar a oferecer a vacina contra o HPV para meninos de 12 a 13 anos como parte do calendário nacional de vacinação. A faixa etária, de acordo com o Ministério da Saúde será ampliada gradativamente até 2020, período em que serão incluídos meninos de 9 a 13 anos. Em Feira de Santana, essa vacinação contra o HPV já foi iniciada.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Katia Ferraz, disse que a inclusão de meninos e novas faixas etárias no calendário de vacinação faz parte de alguns critérios e normas do Ministério da Saúde estabelecidos a partir de uma pesquisa baseada no perfil epidemiológico dos grupos que são mais suscetíveis a doença.

Ela pontuou ainda que a estimativa é que 14 mil meninos sejam vacinados contra o HPV em Feira de Santana.

“As meninas continuarão sendo imunizadas. A idade para meninas é de 9 até 14 anos de idade. E os meninos que terão direito a tomar vacina do HPV são os meninos de 12 a 13 anos de idade. A vacina é tomada em duas doses e há um intervalo de seis meses da primeira para a segunda dose”, disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com Kátia Ferraz, o vírus do HPV pode ser transmitido por contato sexual e pode trazer danos à saúde como o câncer de colo de útero, câncer de pênis, de garganta e desenvolver também a doença do HPV.
A vacinação para os meninos de 12 a 13 anos foi iniciada na segunda-feira (2). As meninas de 9 a 14 anos que não foram imunizadas também podem tomar a vacina. Todas as unidades de saúde já dispõem do material para vacinação.

Com informações do repórter do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade