Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

22º 29º Feira de Santana
24 de maio de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Mundo do trabalho

'3%': o que a série da Netflix pode ensinar sobre carreira?

24/12/2016 17h20
A nova série da Netflix, 3%, é a primeira produção da provedora aqui no Brasil e retrata um futuro pós-apocalíptico
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
'3%': o que a série da Netflix pode ensinar sobre carreira?
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O entretenimento, como o nome já indica, tem a função de entreter, mas isso pode ser ainda melhor se pudermos extrair aprendizados, não é mesmo?

A nova série da Netflix, 3%, é a primeira produção da provedora aqui no Brasil e retrata um futuro pós-apocalíptico onde apenas 3% da população tem acesso a viver em boas condições num lugar chamado Maralto.

Para viver no Maralto, por questão de sobrevivência ou sonho, é preciso passar pelo Processo, que envolve superar uma entrevista e diversas provas. Assim como no Processo para o Maralto, na nossa realidade também precisamos vencer muitos desafios para conquistar nossos objetivos.

Que tal uma analogia entre o Processo de 3% e o mercado de trabalho? Afinal, na luta pelo seu espaço profissional, é preciso superar obstáculos e a série tem muito o que ensinar sobre isso.

A Entrevista: Na série, os candidatos do Processo passam por uma entrevista inicial e são avaliados sobre a vontade de ir para Maralto, crença no Processo, autoconfiança, caráter, competências, personalidade e outros quesitos relevantes para a seleção. Na disputa por uma vaga, a etapa de entrevista é obrigatória. Demonstrar entusiasmo com a oportunidade e fascínio pela companhia significa, ao olhos do recrutador, que você vai vestir a camisa da empresa e se dedicará para atingir as expectativas.

A avaliação das características como autoconfiança, caráter, competências e personalidade são indispensáveis. Pensar nas respostas com antecedência e ser sincero evita que você transpasse insegurança e seja compreendido corretamente pelo selecionador. Lembre-se de que, assim como em 3%, essa etapa acontece no início do processo, mas também pode ser a última fase.

Prova do Corredor: Na prova do corredor, em grupo, os candidato tinham que passar por um túnel escuro em até 5 minutos. Até aí tudo bem. A dificuldade estava no gás alucinógeno que tinha no corredor que despertava traumas e problemas pessoais de cada um, tornando a tarefa estressante e difícil. Na rotina de trabalho, também é preciso encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Deixar que as adversidades do lado de fora afetem o seu foco prejudica a produtividade e chances de atingir os alvos. Além disso, saber lidar com as dificuldades dos colegas e criar um ambiente colaborativo, onde todos se fortalecem juntos, faz com que a equipe tenha mais sinergia e entregue mais resultados.

Prova do Portão: Sem água nem comida, os candidatos precisam encontrar uma maneira de escapar do alojamento que foram presos. Após diversas tentativas, um dos candidatos toma a liderança do grupo e decifra os códigos da prova para conseguir alimento e água. No entanto, o candidato leva tudo a perder quando o poder sob os colegas revela sua identidade dominadora e rude. Em atividades em equipe, saber liderar é indispensável. É preciso saber ouvir e aceitar outras opiniões, unir as pessoas e inspirar todos em um único objetivo. Tentar mandar e dominar cria um ambiente desarmonioso, principalmente com as pessoas que não sabem lidar com ordens.

Prova do Vidro: Quem não vive no Maralto, vive em condições precárias no continente. Na prova do vidro, os candidatos têm a chance de aceitar uma grande quantia em dinheiro para desistir do processo e tocarem suas vidas no lugar de sempre. Quando se fala em ser bem-sucedido, se fala em dinheiro? Aceitar uma proposta levando em consideração apenas o fator financeiro pode anular outras vontades e sonhos. Manter o foco naquilo que realmente vai te trazer a satisfação significa analisar todos os aspectos das situações antes de tomar uma decisão e escolher a opção que atende suas expectativas a longo prazo.

Estas são algumas das etapas que os candidatos passam no Processo que pode mudar suas vidas e que encaram como um jogo de vida ou morte. Nos processos seletivos, na rotina de trabalho e escolhas profissionais não é diferente. Enfrentar as diferentes fases com determinação garante conquistas, reconhecimento e satisfação profissional.

Fonte: Catho Online

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Entidade solicita prisão domiciliar de detenta do Conjunto Penal que teve bebê há 6 meses

mais podcast ›

Videos

Kannário acusa PM de agredir foliões e declara: sou mais autoridade que você