Mundo do Trabalho

Analista diz o que os recrutadores observam em um candidato em busca emprego

O Senac participou nesta terça-feira do Feirão de Empregos da Faculdade Maurício de Nassau, que atraiu cerca de 800 pessoas em busca de emprego e estágios.

21/12/2016 às 11h34, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Atualizada às 18:3

O Feirão de Empregos realizado ontem (20) pela Faculdade Maurício de Nassau, em Feira de Santana, atraiu cerca de 800 pessoas interessadas em conquistar a tão sonhada vaga de emprego ou estágio e se inscrever em diversos cursos. 

A analista Kerciane Gondim, responsável pelo banco de dados do Senac, que oferece diversos cursos profissionalizantes e fez encaminhamentos para diversas vagas de emprego durante o feirão, explicou o que os recrutadores observam em um candidato que busca uma oportunidade de emprego.

“No primeiro momento, a gente avalia o currículo, que são as competências técnicas dele, depois verificamos quais foram as suas experiências profissionais, os cursos que ele fez, e nós vamos partir para as competências comportamentais, que é o grande diferencial para o mercado de trabalho”, afirmou a analista.

De acordo com Kerciane, muitas pessoas se queixam que colocam currículos e nunca são chamadas. Ela esclarece que isso acontece por diversos motivos, e o primeiro é por estarem fora do perfil da vaga, que, segundo ela, é constituído de experiência profissional, cursos, referências pessoais e competências comportamentais. “Existe também a dificuldade com número de telefone, pois muitas pessoas trocam de telefone e não avisam nos bancos de dados. Isso faz com que a gente tente falar com elas e não consiga”, disse.

Outro ponto destacado pela analista para aqueles que buscam uma vaga no mercado de trabalho é a qualificação profissional como cursos de graduação, cursos profissionalizantes ou técnicos. Ela indica que cada um vai terá a sua especificidade, tudo depende do que o candidato quer para a carreira dele.

“Os cursos de capacitação são muito importantes, mas outra coisa que é muito importante é a experiência profissional. O que faz a diferença nos processos seletivos são as experiências profissionais somadas aos cursos. Não pode ser uma coisa só, tem que ter conhecimento e experiência profissional”, ressaltou.

A analista do Senac acredita ainda que em Feira de Santana muitas pessoas deixam de entrar no mercado de trabalho por falta de educação de base e um sentido de propósito.

“Há dificuldade de a gente ter pessoas na área de vendas. Hoje a área que tem mais oportunidades de empregos é a área de serviços e de comércio. Diversas vagas para a área de vendas, atendimento ao cliente como garçom, garçonete, a parte de gastronomia também é bem procurada, e são áreas que as pessoas não estão querendo porque trabalha de domingo a domingo, trabalha à noite. Essa já é uma realidade de Salvador e as pessoas em Feira de Santana vão ter que se adequar”, declarou.

Ainda de acordo com Kerciane Gondim, a exposição nas redes sociais também é algo que pode prejudicar o candidato. “As pessoas acham que podem fazer do facebook um local para desabafar seus problemas, expor questões da vida pessoal, mas temos que ter todo o cuidado tanto para o whatsapp, quanto para o facebook, o Linkedin, twitter, todas as redes sociais, porque os recrutadores vão olhar. É importante que as pessoas que estão procurando emprego tenham essa maturidade profissional”, completou.

Oséias Santos de Jesus, que participou do banco de dados do Senac, já está trabalhando e falou da sua experiência. “Eu estava na expectativa de entrar no mercado de trabalho, porém havia dificuldade. Aí surgiu uma oportunidade do Senac do curso de auxiliar administrativo, e através desse curso foi que surgiu o trabalho. Não tinha experiência, e após o curso obtive resultado”, afirmou.

Alex Morais, diretor da Faculdade Maurício de Nassau

O número de participantes surpreendeu os organizadores do Feirão de Empregos, que esperavam em torno de trezentas pessoas no evento.

“A gente está com um cenário de dois milhões de desempregados, e como várias pessoas estavam trazendo currículos aqui para a faculdade, a gente viu a necessidade de ajudar essas pessoas a buscar emprego e estágio. Então fizemos uma parceria com CIEE, o IEL, Casa do Trabalhador, Senac e algumas empresas que foram parceiras desse projeto, para estar dando orientações, capacitando, fomentando, e dando oportunidades para entrarem no mercado de trabalho. A demanda surpreendeu”, afirmou o diretor da faculdade, Alex Morais.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade