Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

17º 27º Feira de Santana
24 de setembro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Cultura

Maria Bethânia recebe título de doutor honoris causa da UFBA

09/12/2016 18h02
Segundo a UFBA, a outorga do título foi proposta, inicialmente, pela Faculdade de Arquitetura e das Escolas de Belas Artes, Teatro, Dança e Música da universidade que completa, este ano, 70 anos
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Maria Bethânia recebe título de doutor honoris causa da UFBA
Foto: Sayonara Moreno/Agência Brasil

Acorda Cidade

Agência Brasil - A cantora, compositora e intérprete baiana, Maria Bethânia, recebeu, na noite desta sexta-feira (9), em Salvador, o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A cerimônia de titulação ocorreu na Reitoria da Instituição, no bairro do Canela, onde Bethânia foi recebida por estudantes, professores e representantes do poder público e de outras universidades federais da Bahia.

Segundo a UFBA, a outorga do título foi proposta, inicialmente, pela Faculdade de Arquitetura e das Escolas de Belas Artes, Teatro, Dança e Música da universidade que completa, este ano, 70 anos: mesma idade da homenageada e, agora, doutora Maria Bethânia. Antes da assinatura de outorga, professores das cinco faculdades discursaram de modo a explicar a proposta do título.

Foram citados os principais projetos de Bethânia, os álbuns, prêmios, homenagens em todo o mundo, além da ligação da artista com a língua portuguesa e a poesia. Expressões como “dona de magistraturas interpretações musicais e textuais” ou “uma das maiores cantoras que este Brasil já viu surgir” foram citadas pelos docentes, durante os discursos.

Presente na mesa de cerimônia, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, também discursou em homenagem a Maria Bethânia e destacou “a alegria pela entrega do título”, em meio ao “momento difícil em que vivemos, sobretudo politicamente”.

“Bethânia expressa essa vitalidade da cultura baiana e eu acho que isso foi reconhecido com a sua força de intérprete, com a sua força de criadora, como é característico da universidade. Ela tem várias referências aqui, como interlocutores e parceiros e nós a temos como uma referência em vários atos nossos”, disse o reitor, que desejou boas vindas e pediu uma salva de palmas à homenageada. Durante o evento, estudantes e professores apresentaram intervenções artísticas cênicas e de canto, com apresentações musicais.

Doutor honoris causa

O título concedido a Maria Bethânia reconhece, segundo as faculdades proponentes, a divulgação e a preservação de dois patrimônios imateriais brasileiros: sua voz e sua poesia. Ao discursar, a cantora baiana disse estar “comovida e enaltecida” com o reconhecimento pela universidade que nasceu no mesmo ano que ela, 1946. Ao fim do discurso, agradeceu aos professores que teve, pais, irmãos, familiares, amigos, a todos os presentes e, inclusive, a quem a “aplaudiu em algum momento da vida”. Em tom de brincadeira, encerrou intitulando-se de “Doutora Maricotinha”.

“Imagina, receber o título de doutor honoris causa, nunca passou na minha cabeça, mas [foi] comovente. [Estou] comovidíssima, muito feliz. Foi uma novidade na minha vida. Fiquei muito feliz, muito feliz. Um beijo a todos e obrigadíssima”, disse à imprensa, ao final da cerimônia.

Maria Bethânia Vianna Teles Velloso é natural de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Participou, na juventude, de espetáculos teatrais e shows musicais que lançaram, ao mundo, sua voz conhecidamente potente e singular. Lançou-se, oficialmente na carreira quando, em 1965, substituiu a cantora Nara Leão no espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro, ao lado de Zé Keti e João do Vale.

A qualidade de sua interpretação de Carcará, de João do Vale, lhe deu destaque em todo o mundo. Também ligada à poesia, Bethânia lançou um livro com as poesias de seus poetas preferidos, entre eles Fernando Pessoa e Castro Alves.

O título de doutor honoris causa – do latim por causa de honra – é concedido a pessoas que não obtiveram a titulação acadêmica formalmente. Ele é concedido a pessoas de destaque em áreas como artes, ciências, política, causas humanitárias, entre outras, devido às ações e méritos.

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Passagem de avião está mais barata desde cobrança por bagagem, aponta pesquisa

mais podcast ›

Videos

39ª Semana Espírita: Show da cantora Elizabete Lacerda