Campanha

Campanha arrecada doações para jovem com paralisia cerebral; veja como ajudar

Como passa o dia inteiro em uma cama tradicional, Geslany sofre com algumas dificuldades ocasionadas pela falta de locomoção.

09/12/2016 às 16h41, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Geslany Santos, de 19 anos, moradora do bairro Caraíbas em Feira de Santana, teve paralisia cerebral ainda na infância e passa seus dias em uma cama. Ela não fala, não se movimenta, sua alimentação é feita por sonda e suas necessidades fisiológicas são feitas em fraldas descartáveis.

Foto: Arquivo Pessoal

A jovem tem ainda muitos problemas de saúde e convulsões frequentes. Ela conta com ajuda da mãe e de alguns parentes e amigos que através de doações tentam lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida. Moacir César Santos é um desses amigos de Geslany, que conheceu a sua história e decidiu ajudá-la .

Morador do distrito da Maria Quitéria, ele organiza eventos e passeios de moto e resolveu fazer uma campanha para ajudar a nova amiga. Além disso, Moacir conta que se identificou com a história de Geslany porque em 1998 ele teve meningite e ficou muito tempo internado. Moacir ficou em coma, perdeu os movimentos e acabou amputando um pé.

Foto: Arquivo Pessoal

“Conheci Geslany através de um grupo do Whattsapp. Uma pessoa do grupo falou dos problemas dela e da importância de realizarmos uma campanha para ajudá-la. Com eu realizo passeios de moto, pensei que seria uma boa ideia e então decidi promover um evento para arrecadar doações para ela”, disse.

Almoço solidário

No próximo domingo haverá um almoço solidário na propriedade de uma vizinha da família de Geslany que custará R$ 10. No dia 18 de dezembro também será realizado um passeio de moto com saída da localidade de Água Grande e destino até Jaguara. As duas ações são de cunho beneficiente e todo o dinheiro arrecadado será doado para a jovem.

Como ajudar

Como passa o dia inteiro em uma cama tradicional, Geslany sofre com algumas dificuldades ocasionadas pela falta de locomoção. A campanha busca somar doações para a compra de uma cama hospitalar que irá contribuir para que sua família tenha mais mobilidade com os seus cuidados. Seja no banho, na higiene pessoal e na administração de medicamentos.

Para ajudar Geslany e sua família entre em conato através do telefone: (75) 98883-2224.

Núbia Santos, de 42 anos, mãe de Geslany conta que a saúde da filha se agravou depois que ela completou 12 anos e passou a ter frequentes crises convulsivas. Antes, mesmo com a paralisia ela conseguia ficar em pé e se comunicava melhor com a família. Atualmente, ela toma cinco tipos de remédios controlados e está cada dia mais debilitada.

“Quando ela completou 12 anos, passou a ter muitas crises convulsivas. Ela já chegou a ter 15 crises seguidas. Antes ela ficava em pé, se movimentava, depois dessas crises ‘Lany’ está cada vez mais fraca e frequentemente é internada no Hospital da Criança com muitos problemas”, disse.

Foto: Arquivo Pessoal | Antes de completar 12 anos a jovem conseguia ficar em pé. Depois de ter várias crises convulsivas ela atualmente passa o dia deitada e uma cama.

 A mãe da adolescente que tem outros três filhos revela que cuida da filha sozinha. O marido que é pedreiro está desempregado e a família não tem condições financeiras de arcar com todas as despesas de medicamentos, alimentação e fraldas descartáveis. Vários amigos e vizinhos se mobilizam e através de doações ajudam a família.

“Não temos condições financeiras. Ela tem muitos gastos e tudo que conseguimos é com a ajuda de amigos. Eu cuido dela sozinha, e faço questão. Já sei o ‘jeitinho dela’ e ela é bem magrinha, por isso tenho que ter todo cuidado. Dedico minha vida para minha filha”, salientou.

Foto: Arquivo Pessoal

Núbia revela que o seu maior desejo é poder dar para Geslany uma melhor qualidade de vida. Ela sonha com uma cama hospitalar para filha, para que possa facilitar as atividades diárias.

“Como ela fica deitada o tempo inteiro adquiriu muitas escaras. Uma cama vai ajudar a mantê-la recostada, ajudar na troca de fraldas e no banho de asseio”, salientou.

Mesmo com todo trabalho, cansaço físico e idas e vindas ao hospital Núbia relata que não consegue imaginar a vida sem a filha.

“Ela é tudo para mim e eu cuido dela com o maior prazer”, acrescenta.

Foto: Arquivo Pessoal

 

Feliz com a iniciativa do almoço solidário e do passeio de moto em prol de doações de Geslany, Núbia conta que está muito esperançosa e ansiosa com tudo que está acontecendo.

“Graças a Deus , têm aparecido cada vez mais amigos e pessoas para contribuir. Acredito que juntos vamos conseguir muitas doações para ajudar minha filha”, disse emocionada.

Para participar do almoço solidário e do passeio de moto entre em contato através do telefone: (75) 99880-0941

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade