Saúde

Obesidade está entre as principais patologias desencadeadas pela compulsão alimentar

A compulsão alimentar é caracterizada pelo ato de comer grandes quantidades de alimentos em intervalos curtos de tempo

09/12/2016 às 15h55, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Brigas com o(a) namorado (a), insatisfação profissional, finalização de cursos, provas, situações de estresse diversos. Vários são os motivos que desencadeiam a compulsão alimentar – transtorno psiquiátrico que atinge 5% da população mundial, podendo desencadear várias patologias orgânicas, entre elas a hipertensão e a obesidade. Costuma ocorrer mais em mulheres (60%), mas a presença em homens (40%) é maior do que dos outros distúrbios alimentares, de acordo com publicação do Hospital Sírio-Libanês.

O combate à compulsão alimentar é uma das estratégias do Método 4Mind, para que as pessoas atinjam o objetivo de emagrecer de maneira saudável e definitiva. “Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, que envolve médico, nutricionista, psicólogo, educador físico e terapeutas de emagrecimento, os coaches, todos empenhados em mostrar para os participantes o quão importante é que eles modifiquem a forma como se relacionam com os alimentos”, explica a médica Flávia Dórea, uma das criadoras do 4Mind.

O método é derivado do livro “Pare de gostar do que te faz mal”, do coach e também criador do 4Mind, Teco Mendes. Ele ressalta que para o 4Mind mais importante que a quantidade de peso perdido é mudar o desenvolvimento de uma maior consciência de como cada um lida com a alimentação e seus "vícios". “Nossa proposta é traçar estratégias para que elas mudem o jogo e atinjam seus objetivos superando as dificuldades no percurso”.

A compulsão alimentar é caracterizada pelo ato de comer grandes quantidades de alimentos em intervalos curtos de tempo, pela sensação de perda de controle sobre o ato de comer e pelo arrependimento de ter comido. Essa ingestão excessiva de alimentos, ou hiperfagia, é referida na literatura internacional com o nome de Binge Eating.

De causas multifatoriais, a exemplo de fatores genéticos, neuroquímicos, psíquicos e socioculturais o transtorno deve ser tratado de maneira multidisciplinar, envolvendo especialistas como psicólogos e nutricionistas. No 4Mind, os pacientes encontram, também, o apoio dos coaches, que fazem o acompanhamento individual e em grupo, ajudando a neutralizar os agentes desencadeadores da compulsão.

Estruturado em 12 semanas de duração, o programa lançado na Bahia no último dia 11 de novembro, teve início em São Paulo, e já conta com diversos cases de sucesso. Mas, é importante salientar que não se trata de um “método milagroso”. “O segredo do 4Mind é o comprometimento do paciente em cumprir a estratégia traçada, pois nós não usamos nenhum medicamento, nem intervenções cirúrgicas para atingir a meta desejada e, por essa razão, os resultados variam a cada pessoa”, finaliza Flávia Dórea.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade