Feira de Santana

UPA estadual já atendeu quase dez mil pessoas em Feira de Santana

Segundo o diretor da unidade, José Luiz Araújo, são atendidos em torno de 100 a 150 pacientes por dia.

09/12/2016 às 15h44, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Com estrutura de um pequeno hospital, a UPA-Unidade de Pronto Atendimento, que foi inaugurada em setembro pelo governo do estado, já atendeu cerca de dez mil pessoas em dois meses de funcionamento em Feira de Santana.

Segundo o coordenador médico da UPA, José Luiz Araújo, existem duas UPAS em Feira de Santana, uma do tipo 1, que é administrada pelo município, e a do Clériston Andrade, que é do tipo 3, administrada pelo estado.

“Nossa UPA dispõe de plantonista para atender as urgências, dois pediatras, dois clínicos, um cirurgião, e um ortopedista. Logo na entrada o paciente é atendido com a classificação de risco e é acolhido por uma equipe de enfermagem, depois de classificados pela gravidade, são encaminhados para atendimento no local, ou para a atenção básica se não for um quadro urgente”, informou o médico.

Ainda de acordo com o diretor médico, no local há sete consultórios, entre eles o do médico de ultrassom, laboratórios, que funcionam 24 horas, serviços de raio-x, uma sala vermelha com quatro leitos para pacientes mais graves, além de um total de 24 leitos de observação para os pacientes medicados.

“A demanda tem crescido bastante, porque é um serviço novo. Atendemos em torno de 100 a 150 pacientes por dia, em torno de quatro a cinco mil atendimentos nos dois últimos meses, em uma curva ascendente. Nós fechamos uma parceria com o Clériston Andrade, em que nós devemos fazer todo o atendimento do trauma inicial, e caso esses pacientes precisem de cirurgia de urgência é feita uma solicitação de transferência que é enviada para a central de regulação do hospital”, afirmou José Luiz Araújo.

As informações e fotos são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade