Educação

Professor da Uefs fala sobre o mito do 'homem cordial' durante entrevista em TV argentina

A entrevista enveredou por temas polêmicos, a exemplo do limite que separa o público do privado e das implicações políticas de se confundir as duas esferas.

09/12/2016 às 08h22, Por Andrea Trindade

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O professor doutor Nilo Henrique Neves dos Reis, titular do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (DCHF/Uefs), foi convidado, recentemente, a conceder uma entrevista ao programa televisivo Disenso, veiculado pelo canal de TV argentino TLV1 e comandado pelos filósofos Alberto Buela e Silvio Maresca. Na ocasião, o docente falou sobre política e metapolítica, abordando, principalmente, o mito do brasileiro cordial, tema inspirado no conceito desenvolvido pelo historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, no livro “Raízes do Brasil”.

Intitulada “Para os amigos, justiça; para os inimigos, a lei”, a entrevista enveredou por temas polêmicos, a exemplo do limite que separa o público do privado e das implicações políticas de se confundir as duas esferas, provocando prejuízos ao pleno funcionamento de um Estado Democrático de Direito.

Pontuando as marcas antropológicas do homem brasileiro e explicando como se dá a sua convivência social e consigo mesmo, Nilo Reis traçou um perfil crítico dos valores normativos e existenciais que organizam a sociedade brasileira e suas repercussões éticas. O filósofo arrematou a sua fala com a explicação de um termo já enraizado no cotidiano e no comportamento do homo brasiliensis: o “jeitinho”, abordando-o sob múltiplas perspectivas e revelando a diversidade de nuanças que o termo adquire em cada contexto.

Nos dias 23 e 24 de novembro, o professor Nilo Reis esteve em Buenos Aires para falar sobre a posição do Brasil frente aos desafios internacionais do século XXI, dentro da programação do “I Congresso Internacional de Geopolítica e Pensamento Estratégico”. O docente apresentou a conferência “O homo brasiliensis e os desafios do Brasil para o século XXI”, na qual abordou, de forma mais minuciosa, as questões referentes às marcas que definem o comportamento social e individual do homem brasileiro.

Fonte: Uefs.br

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