Feira de Santana

Cursos de culinária geram trabalho e renda extra no período natalino

O Senac em Feira de Santana trabalha com turmas para atender as pessoas que pretendem se qualificar na área de gastronomia e também os curiosos que desejam de aventurar na cozinha.

07/12/2016 às 17h33, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Muitas pessoas aproveitam o período natalino para garantir uma renda extra através de atividades manuais e de prestação de serviços. Fazer um curso de qualificação é uma forma de aperfeiçoar estas atividades ou até mesmo o ponto inicial para um novo negócio. Nesta época do ano há um aumento na procura nos cursos, por exemplo, de gastronomia, no qual é possível aprender a cozinhar pratos da ceia natalina.

Com a temporada de confraternizações, a demanda de doces, panetones e salgados aumenta, assim como os pães especiais que incrementam as mesas e o cardápio das reuniões (veja lista de cursos aqui).

O Senac em Feira de Santana trabalha com turmas para atender as pessoas que pretendem se qualificar na área de gastronomia e também os curiosos que desejam se aventurar na cozinha. Muitos alunos se matriculam no curso de fabricação de panetones e pães especiais e têm esta época do ano como uma grande oportunidade para ganhar dinheiro.

Monia da Hora, professora do curso de gastronomia, contou que cada vez mais pessoas procuram aprender sobre o assunto. Ela revelou que diante da crise, aprender sobre técnicas de gastronomia é uma forma de crescimento profissional e revela talentos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

“As pessoas fazem os cursos, aprendem as técnicas e decidem montar os próprios negócios. Abrem os horizontes e vão além do mercado”, disse.

Monia destacou que o curso de panetones e pães especiais permite aos alunos aprendizados sobre os conceitos gastronômicos e também atuar durante todo o ano.

“Trabalhamos desde o processo de fermentação, sova manual, até a confeitaria, segurança alimentar e apresentação final dos pães”, acrescentou.

Casos de sucesso

A professora pontuou ainda que muitos alunos iniciam o curso com poucos conhecimentos na área de culinária, acabam se identificam com o assunto e se revelam na área.

“Temos alunos que fizeram o curso de pizza, montaram empresas de pizza delivery e estão tendo muito sucesso com seus negócios na cidade”, afirmou orgulhosa.

Marilene Santos de Jesus é aluna dos cursos do Senac há 12 anos. Ela lembra que quando saiu do emprego de secretária não sabia o que fazer da vida até o marido decidir montar um restaurante. Ela ressalta que se matriculou em um curso na instituição e atualmente é proprietária de um restaurante e de uma miniconfeitaria.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

“Eu não sabia nem fritar um ovo. Aí eu tive conhecimento do Senac, dos cursos, comecei a adquirir novas informações e nisso eu fui gostando, aprendendo e vi que eu realmente amo cozinhar. Eu sei tudo que sei graças ao Senac”, pontuou.

Marilene relata alguns pratos que sabe fazer e entre tantos destacam-se: maniçoba, lasanha, feijoada, mocofato e uma variedade de massas e sobremesas. Ela acrescenta que sempre está no Senac buscando novos cursos e oportunidades de qualificação.

Outros cursos

Nilton Santana de Araújo é instrutor do Senac e explica que além dos cursos de gastronomia a instituição trabalha com uma gama de cursos voltados para hotelaria, turismo, vendas, moda e beleza (veja mais aqui).

Ele observa que o curso de garçom é uma boa oportunidade para inserção no mercado de trabalho e tudo depende da vontade do aluno se qualificar.

“Tudo depende do profissional e da sua qualificação. É uma área muito abrangente e que está em ascensão. Há oportunidade do garçom aprender sobre a área de preparo de drinks, montagem de mesa, estudo dos cardápios e finalização de pratos”, salientou.

O Senac está com matrículas abertas para os cursos em diversas áreas (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)

 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

Mais informações: (75) 3604-0150

Endereço: Kalilândia – Rua Domingos Barbosa de Araújo, n° 48, Kalilândia
• Ponto Central – Rua Professor Fernando São Paulo, nº 44, Ponto Central

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade