Política

Presidente da Câmara de BH tem mandato de vereador suspenso pela Justiça

A suspensão vale por 60 dias, mas o prazo pode ser prorrogado, pois Wellington Magalhães foi reeleito na eleição municipal deste ano para um novo mandato.

07/12/2016 às 10h53, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Wellington Magalhães (PTN), teve o mandato de vereador suspenso pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A decisão é da juíza Rosimeire Rocha e foi divulgada ontem (6). Ela atendeu um pedido do Ministério Público de Minas Gerais e do Ministério Público de Contas do estado, que vêm apurando se o vereador cometeu os crimes de corrupção, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e fraude em licitações e na contratação de serviços de publicidade. A suspensão vale por 60 dias, mas o prazo pode ser prorrogado, pois Wellington Magalhães foi reeleito na eleição municipal deste ano para um novo mandato. O objetivo da medida é garantir o andamento das investigações do Ministério Público e do Ministério Público de Contas e evitar interferências. O cargo de presidente da Câmara Municipal será assumido pelo vereador Henrique Braga (PSDB), primeiro vice-presidente da Casa.

Wellington Magalhães começou a ser investigado em abril, após indícios apontarem que seu patrimônio não é condizente com o salário que recebe como vereador. De acordo com o Ministério Público, há informações de que o vereador adquiriu veículos de luxo, uma mansão de 1.700 metros quadrados na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, e um imóvel em condomínio em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, onde ele estaria fazendo grandes festas. Segundo a Agência Brasil, as despesas da Câmara Municipal de Belo Horizonte com a contratação de serviços de publicidade tiveram aumento superior a 100%, saltando de cerca de R$ 7,5 milhões no exercício 2013/2014 para mais de R$18 milhões apenas em 2015. Os promotores analisaram contratos de licitação da Casa e passaram a suspeitar da prática de lavagem de dinheiro, em que Wellington Magalhães se valeria de empresas de sua confiança.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade