Política

STF julga hoje afastamento de Renan do comando do Senado

Com o acirramento da crise entre o Legislativo e o Judiciário, o plenário do STF decidirá, a partir das 14h, se a liminar proferida pelo ministro Marco Aurélio, que determinou o afastamento de Renan da presidência do Senado, deverá ser mantida ou não.

07/12/2016 às 10h13, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, pautou para a sessão desta quarta-feira (7), o julgamento definitivo pelo plenário da liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio, que afastou do cargo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A sessão começará às 14h. A decisão do magistrado foi proferida no início da noite de segunda (5), mas o senador continua no cargo porque a Mesa da Casa se recusou a cumprir a decisão. Os senadores decidiram esperar a deliberação definitiva do plenário do Supremo. A Corte pode, no entanto, ao contrário do que se imaginava inicialmente, decidir a favor da manutenção de Renan na presidência do Senado, segundo a coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o site Congresso em Foco, um acordo costurado entre o Senado e o STF está sendo fechado para contornar a grave crise política e assim, de acordo com a coluna, cinco ministros já poderiam ter fechado posição para manter o peemedebista no cargo. Mas, segundo um ministro com quem a Folha conversou, as negociações devem continuar ao longo do dia e não há nada assegurado. Renan Calheiros ainda não chegou a ser notificado sobre a decisão de Marco Aurélio. Na segunda, após a decisão, um oficial de Justiça foi até a residência oficial do Senado, mas não cumpriu o mandado de intimação porque não foi recebido pelo senador. Na manhã de hoje, outro oficial foi ao gabinete da presidência do Senado, mas o mandado não foi assinado novamente.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade