Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

21º 33º Feira de Santana
22 de fevereiro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Mundo do trabalho

Saiba como se comportar na festa da firma

01/12/2016 09h21
Nessa hora é importante ter em mente que o evento é relacionado ao trabalho, não sendo hora de 'soltar a franga'.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Saiba como se comportar na festa da firma
Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Com a chegada do fim de ano as empresas realizam seus encontros para confraternização, a ‘festa da firma' como alguns brincam. Contudo, existem diversos pontos que dever ser destacados antes de ir a esses eventos para evitar que um momento de diversão se transforme em um problema profissional.

Já observei diversos casos nos quais a festa terminou muito mal para parte de seus participantes, criando uma situação que acompanhou o profissional por muito tempo. Nessa hora é importante ter em mente que o evento é relacionado ao trabalho, não sendo hora de 'soltar a franga'. Pensando nisso, preparei algumas recomendações.

Ir ou não ir?

A confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria, comemora as conquistas e conclui mais um ano de trabalho, proporcionando um encontro descontraído. Mas, lembro que esses momentos também são grandes canais de relacionamentos “networking”, onde há uma aproximação entre todos, independentemente dos níveis hierárquicos.

Portanto, estar presente torna-se importante e elegante, mesmo para os gestores, além de melhorar a amizade, demonstra seu interesse pelas realizações da empresa, evitando assim a taxação de pessoa não sociável ou que não gosta do ambiente de trabalho.

Evite problemas

Apesar de ser importante a ida, há relatos de excessos cometidos pelos participantes, levando a situações não comuns ou vexatórias. Isso pode causar transtornos futuros para a imagem da pessoa perante os colegas de trabalho.

Além disso, hoje os smartphones e as redes sociais, fazer com que muito do que é feito nessas ocasiões se perpetuem exercendo uma grande influência na vida pessoal e profissional, aumentando a vulnerabilidade da imagem perante o meio que se relaciona e causando uma má impressão não apenas para seus colegas de trabalho, mas a outras pessoas que possam ter acesso essas informações.

10 cuidados a serem tomados

Algumas atitudes devem ser evitadas como fazer declarações românticas para colegas de trabalho aos olhos de todos ou dançar de forma sensual causando constrangimentos aos participantes, dentre outras ações. Assim, apresento algumas dicas para que esses momentos sejam apenas de alegria e de descontração:

  • Aceite o convite da empresa e participe da confraternização, pois isto poderá ajudar a criar um ambiente de relacionamento saudável;
  • Não sendo possível comparecer, agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente;
  • Chegue no horário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos, lembre-se não se trata de uma balada;
  • Não exagere em bebidas alcoólicas durante a festa, beba com responsabilidade e não dirija após o término da festa;
  • Crie um ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes, misture-se e evite grupinhos;
  • Use roupas discretas e condizentes com o ambiente, procure utilizar roupas alegres respeitando seu visual. As mulheres devem evitar roupas curtas ou com decotes e aos homens camisas abertas ou fora do padrão local;
  • Seja cordial com todos os presentes independente se tiver contato próximo ou não e busque falar de temas neutros que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas;
  • Caso perceba que algum colega esteja exagerando, ajude-o retirando de forma sutil da situação e desviando a atenção para outros temas ou postura;
  • Sugiro não ser o último a sair da festa, não é uma regra;
  • Evite exageros, como comer e beber de forma excessiva, isso poderá gerar comentários desagradaveis, como o famoso 'morto de fome'.

Enfim, é importante participar das festas comemorativas da empresa, mas fique alerta para evitar situações desagradáveis que poderá marcar sua imagem e causar transtornos momentâneos e brincadeiras futuras.
 

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Delegado fala sobre homicídio no bairro Aviário; mulher está presa

mais podcast ›

Videos

Câmera mostra momento em que criança é atropelada; vítima não resistiu

Canta Passarinho

De: Marcos
Para: Prefeito José Ronaldo
Local: Feira de Santana

"Sr. Prefeito, entendo que a prefeitura precisa de recurso para realização das Obras em nossa cidade mas o Sr. não concorda que manter as sinaleiras da cidade sem temporizador é algo no m..."

envie seu recado mais recados ›