Artigo

Festejar a si mesmo

O Brasil é campeão mundial de cirurgias plásticas. Num ano foram realizadas 1,4 milhão de plásticas e o crescimento previsto é de 13%.

30/11/2016 às 08h50, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Desde que nascemos até a morte procuramos a felicidade. E isto vale para todos. Crianças ou adultos, homens ou mulheres, pobres ou ricos, sábios ou ignorantes, ateus ou homens de fé, todos procuram a felicidade.

O BRASIL é campeão mundial de cirurgias plásticas. Num ano foram realizadas 1,4 milhão de plásticas e o crescimento previsto é de 13%. Essas cifras indicam que a autoimagem dos brasileiros não está boa. Estamos querendo disfarçar nossa identidade. Não queremos aceitar-nos como somos e imaginamos que o bisturi faça milagres. Ele muda nossa fisionomia, mas não muda nosso coração, não muda aquilo que somos. Além disso, sabe-se que muitas destas cirurgias são inúteis e um percentual significativo delas não deu certo.

MELHOR do que fazer uma cirurgia plástica é dizer a si mesmo que é uma pessoa feliz, bem sucedida. Festeje a si mesmo. Não há vaidade nisso. Há apenas júbilo e gratidão pela vida, assim como ela é. Seja você mesmo. E fique alegre por ser você mesmo. Se há coisas que você gostaria de mudar, faça uma lista. Talvez você fique muito tempo na Internet ou esteja um pouco gordo. É possível que exagere na bebida ou se deixe dominar pela preguiça ou fale demais. O que você pode mudar, mude. O que não for possível mudar, aceite.

POR ESCRITO ou não, toda pessoa precisa fazer uma declaração de autoestima. No mundo inteiro, não há ninguém exatamente como eu. Sou único e dono de tudo o que me diz respeito. Sou dono do meu corpo, sou dono do meu coração, dos meus sentimentos, de minha voz, da minha língua, da minha história. Sou dono de minhas conquistas, mesmo que não sejam notadas pelos outros.

POSSO desfazer-me emocionalmente das coisas negativas e substituí-las por outras melhores. Posso ver, ouvir, sentir, pensar, sorrir, sonhar. Tenho todas as condições de marcar o meu lugar. Sou eu mesmo e por isso estou feliz! Sei que sou amado pelos colegas de caminhada. Mais ainda: sou amado por Deus.

SABEDORIA do Evangelho nos garante: “A verdade vos fará livres” (Jo 8,39). Mais útil – e muito mais barata – é a atitude de aceitar o que somos. Mesmo que nossa história não tenha sido das melhores, mesmo que nosso corpo apresente limitações, temos todas as condições de ser felizes.

+ Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade