Mundo do trabalho

5 dicas para gestão de empresas familiares

Segundo indica Fábio Yamamoto, sócio da Tiex, as empresas de pequeno e médio porte são as que mais sofrem com falta de planejamento.

23/11/2016 às 10h40, Por Rachel Pinto

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No Brasil existem aproximadamente seis milhões de empresas, das quais 90% são consideradas negócios familiares ou empresas familiares, segundo levantamento do Sebrae.

Empresas familiares se classificam como negócios cujo controle é exercido por pessoas de um mesmo grupo familiar, e em que as posições executivas (ou grande parte delas) são também ocupadas por membros da família. Há empresas familiares com ações negociadas em bolsas de valores, assim como há negócios familiares de qualquer porte, desde a pequena empresa tocada na garagem de casa até grandes grupos multinacionais, como a C&A, Wal-Mart, Mars e Ford.

E neste cenário, que a Tiex, consultoria e gestão corporativa, atua ativamente para modernizar a gestão de empresas familiares. “Nós observamos que as empresas familiares de pequeno e médio porte são as que mais sofrem, por diversos fatores. O principal deles é a falta de cultura empresarial, pois frequentemente não se dão conta da importância de possuir ferramentas de planejamento e controle e de investir na qualidade e capacitação da equipe de suporte.” Explica Fábio Yamamoto, sócio da Tiex.

Gerir com eficiência uma empresa familiar é um enorme desafio, pois, essencialmente, trata-se de mudar a cultura organizacional, envolvendo pessoas e processos. Entretanto, trata-se de uma evolução natural para empresas que buscam perenidade, e quanto antes esse processo se iniciar, maiores são as chances de sucesso.

Fábio Yamamoto, sócio da Tiex, destaca 5 dicas para a evolução corporativa familiar:

1. Profissionalização Já!

O processo de profissionalização é uma via de mão única sem retorno. Para aquelas empresas que buscam atingir estágios avançados de maturidade de seus negócios, necessariamente precisam buscar a profissionalização de sua administração. Isso não significa que você tenha que buscar profissionais fora dos quadros da companhia para preencher posições estratégicas, tampouco retirar os familiares da empresa. Obviamente este também é um caminho válido, mas muitas vezes cria barreiras culturais muito mais difíceis de serem transpostas.

A profissionalização passa obrigatoriamente pela capacitação dos membros da família, pela criação de ferramentas de gestão e de um sistema de controles internos, processos e políticas que não dependam apenas de indivíduos. O processo de transição entre as gerações, especialmente quando falamos da passagem dos fundadores para a segunda geração de membros familiares, passa necessariamente por este processo de profissionalização.

2. Limites entre profissional x pessoal

Outro fator bastante comum a este tipo de negócio é a confusão entre os limites da pessoa física e jurídica. É preciso ter clara distinção entre a entidade e o(s) dono(s) para que não ocorram abusos e atritos entre os familiares. É necessária a criação de mecanismos e regras bastante claras para que os negócios não estraguem o almoço de domingo.
Rupturas familiares são bastante comuns quando os negócios passam a tomar proporções em que é impossível manter os olhos sobre tudo, gerando desconfiança, destruindo relações familiares e pondo em risco o futuro do negócio.

3. Visão de longo prazo

Poucos são os negócios familiares, exceto claro grandes grupos empresariais, que dão a devida atenção a um planejamento estratégico de alto nível.

É vital para as empresas pensar em perenidade, não ser imediatista e entender os impactos que as ações presentes terão sobre o futuro da empresa.
Imaginar como a empresa será e onde estará em horizontes de tempo de cinco, dez, 20 anos não se trata apenas de sonhar, mas de planejar o futuro da empresa e sua continuidade.

4. Atenção à estrutura de suporte

As áreas administrativas de uma empresa são usualmente vistas como centros de custo, isto é, um mal necessário, e pouca ou nenhuma importância são atribuídas às áreas de suporte. Contudo é de extrema relevância a manutenção de uma estrutura adequada de back office; não só é imprescindível para a adequada manutenção dos aspectos administrativos e operacionais, como pode tornar-se um centro de resultados à medida que pode e deve ser utilizado para evitar gastos desnecessários, conter perdas financeiras e realizar o adequado planejamento do uso dos recursos.

5. Capacitação de seus colaboradores

Investir na capacitação de seu quadro de colaboradores é imprescindível para que toda a estrutura de controles e ferramentas de gestão funcione de forma adequada. Capacitar os colaboradores também auxilia no aspecto motivacional, refletindo os valores da companhia através do reconhecimento de seu pessoal.

Com a conjugação de todos esses cinco fatores discorridos, cria-se um cenário interno mais favorável para que a empresa familiar possa evitar oscilações no cenário econômico, uma vez que ela passará a deter um ativo organizacional e humano mais preparado para enfrentar adversidades.


 

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