Mundo do Trabalho

Do salto do sapato ao salto para a empresa, conheça a história de Tarsia Gonzalez

Tarsia percorreu todas as áreas da empresa, o que deu a ela um perfil profissional generalista.

17/11/2016 às 15h50, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O fato de ser filha única entre dois homens não deu privilégios a Tarsia Gonzalez, que hoje é Presidente do Conselho Administrativo da Transpes, escolhida pela terceira vez como a melhor empresa para se trabalhar do Brasil. Tornou-se sócia-cotista assim que começou a trabalhar. Aos 16 anos, queria dinheiro para comprar um par de sapatos de salto. Hoje, Tarsia administra a empresa com os irmãos.

“Em 1982, com 13 anos, eu disse a meu pai que estava crescendo e que as minhas roupas já não eram mais de criança, e que eu tinha muita vontade de comprar um sapato de salto. Eu achava um sapato de salto a coisa mais linda do mundo”, lembra Tarsia. A resposta do pai foi de que estava na hora de Tarsia trabalhar para que pudesse comprar o sapato. “Eu não sabia o que fazer, me senti muito envergonhada. Nós já fazíamos parte de uma família de classe média alta, estudávamos em boas escolas, mas eu só teria o sapato e roupas novas se eu começasse a trabalhar”, completa.

Tarsia conversou com a mãe e disse que queria parar de estudar para poder trabalhar. “Minha mãe ficou muito brava com meu pai e disse que não. Em primeiro lugar, eu deveria estudar”, conta. Tarsia diz que assim nasceu o desejo e a necessidade de começar a produzir para conquistar as coisas sem precisar pedir a ninguém. Seu início na empresa do pai aconteceu em 1986, aos 16 anos, quando se tornou sócia-cotista. Começou trabalhando alguns dias da semana, fazendo tudo o que era necessário. Organizava os ambientes e, como fazia esta tarefa muito bem, o pai pediu para que executasse a conferência dos relatórios de viagem dos motoristas carreteiros. “Eu organizava, somava e lançava no relatório quanto tinha custado aquela viagem. Foi aí que comecei a aprender a calcular o quilômetro rodado, a média do caminhão, quanto aquilo representava de custo e fazer o ressarcimento das despesas”, explica.

Mas e o sapato de salto? Depois de 6 meses de trabalho, o sapato já não era mais importante para Tarsia. “Ajudar meu pai passou a ser a prioridade. Hoje tenho paixão por sapatos e, sempre que gosto de um, me recordo dos primeiros pares que tive a oportunidade de comprar por minha conta. Nunca mais tive a coragem de pedir algo para o meu pai”, explica.

Tarsia percorreu todas as áreas da empresa, o que deu a ela um perfil profissional generalista. Trabalhou na área financeira e, depois, na área de gestão de pessoas, na época chamada de departamento pessoal e recursos humanos. Em 1998, implementou a certificação ISO 9001 na empresa, na época, a primeira de Minas Gerais e a terceira do Brasil no segmento de transportes a obter o certificado. Em 2005, foi contratada uma empresa para desenvolver o planejamento estratégico da Transpes – um dos resultados foi a mudança do nome de Transpesminas para Transpes, passando a empresa a atuar não só em Minas como em todo território nacional, hoje com 22 filiais.

Em 2007, após 16 anos como diretora de Administração e Recursos Humanos, implantou na matriz um sistema integrado de gestão empresarial que hoje já está instalado em todas as filiais, inovando a empresa e trazendo controles eficazes para melhores resultados. Dois anos depois, em 2009, assumiu o departamento de Marketing e Comunicação. Após o retorno de Madri, em 2012, depois de um aperfeiçoamento profissional pela ESADE Business School – Alta Perfomance em Liderança, em parceria com a Fundação Dom Cabral, Tarsia voltou com um projeto profissional que traria para a empresa a implementação da governança corporativa. Criou então o Conselho de Administração da empresa com a assessoria da Fundação Dom Cabral e fez um processo sucessório do seu cargo de executiva. Em 2015, assumiu o cargo de presidente do Conselho. Hoje, seu filho mais velho, Ruz Gonzalez, segue os passos da mãe na Companhia e sua filha Regina Gonzalez trilha o caminho da Psicologia.

Formada em Psicologia, Tarsia nasceu em 1º de abril de 1969, três anos após a fundação da empresa em que trilharia seu caminho profissional. A Transpes, eleita em 2014, 2015 e 2016 uma das Melhores Empresas para se Trabalhar pela revista Você S/A, foi fundada em 1966 com 5 caminhões; hoje, a frota é composta de mais de 1.000 equipamentos. A empresa registra mais de 500 clientes atendidos e, por ano, transporta mais de um milhão de toneladas, faz 25 mil embarques e percorre 30 milhões de quilômetros.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade