Negócios

Como melhorar o marketing do seu negócio

Neste cenário, as estratégias de marketing têm adquirido um caráter essencial para o sucesso no mercado.

14/11/2016 às 14h50, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um dos elementos para o êxito das empresas é a capacidade de constituir um eficiente canal de comunicação com seu público-alvo. Atender suas necessidades e desejos é requisito básico para que seu negócio prospere e sua marca se sobressaia à concorrência. Neste cenário, as estratégias de marketing têm adquirido um caráter essencial para o sucesso no mercado.

A analista da Unidade de Atendimento do Sebrae – MG, Luciana Lessa, explica que a imagem de uma empresa é construída por diferentes aspectos. Excelência no atendimento, organização, layout adequado e serviços/produtos de qualidade. A base de uma boa gestão de marketing está no que chamamos de 5 P’s: Preço, Praça (ou localização), Produto, Pessoas (concorrentes, clientes e fornecedores) e Promoção. Uma divulgação eficaz passa por um trabalho integrado e abrangente desses fatores. É inútil ter um produto de alta qualidade se ele não atende o seu público-alvo ou não tem um valor de venda adequado. Não será suficiente para seu negócio ter destaque.

As três etapas de um plano de marketing

A primeira coisa que você deve pensar ao conceber uma política de marketing é refletir sobre a definição do seu negócio. Um planejamento com análise de ambiente, revisando de informações sobre a empresa (público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, etc.), ajudará a pensar em quais serão as ações seguintes. Você pode optar pela contratação de uma agência de marketing de performance, pois antes de colocar o plano em ação é feito uma análise sobre o que realmente o seu negócio precisa.

A execução das atividades de marketing é a segunda etapa do plano. Depois do estudo das características de seu negócio, é definido o que será feito, por quem, de que forma e qual será o custo total. As ações são variadas (marketing digital, programa de incentivo aos clientes mais assíduos, serviços de manutenção, venda cruzada, etc.) e a verba para o marketing será determinante para a viabilidade dessas táticas e qual será o efeito delas para o seu negócio.

No decorrer de todo o processo, é preciso fazer uma avaliação se as ações têm conseguido resultados satisfatórios. E quem melhor para fazer esse controle do marketing do que seus próprios clientes, os receptores da mensagem? Esta é a terceira etapa do seu plano de marketing. Para isso é fundamental cultivar um vínculo de comunicação com seu público-alvo. E-mail, redes sociais, newsletter e telefone são ferramentas interessantes para você monitorar em que grau suas estratégias estão alcançando o público e de que forma elas podem enfim impulsionar o seu negócio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade