Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

19º 25º Feira de Santana
24 de julho de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Mundo do trabalho

Como ter uma gestão financeira eficiente?

27/10/2016 08h55
Uma boa gestão financeira é essencial para o sucesso e deve estar alinhada com o propósito do seu negócio.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Como ter uma gestão financeira eficiente?

Acorda Cidade

Você saberia responder essas perguntas?

– Quanto de lucro ou prejuízo sua loja teve esse mês?
– Qual o seu produto mais vendido?
– Quais as suas maiores despesas?
– Está aplicando com eficiência o capital de giro?

Uma boa gestão financeira é essencial para o sucesso e deve estar alinhada com o propósito do seu negócio. Mas essa tarefa não é fácil e por esse motivo temos algumas dicas para te ajudar a tornar sua gestão financeira mais eficiente.

Primeiramente você precisa ter o controle de todo o dinheiro que entra e sai do seu caixa. Isso vai exigir bastante comprometimento e disciplina.

Além de saber a data, o valor e a que se refere, seria interessante agrupar as receitas e despesas por centro de custos, ou seja, por categoria. Isso vai te ajudar na hora de analisar de onde o dinheiro está vindo e com que ele está sendo gasto.

Se você tiver domínio do que está acontecendo, vai ser mais fácil solucionar os problemas que possam surgir ou, quem sabe, melhorar os resultados.

Faça uma análise das finanças da sua empresa verificando se ela está gerando lucro ou prejuízo e como cada produto está contribuindo para os resultados. Quando você tem informações é mais fácil otimizar o seu negócio.

Uma boa gestão financeira requer planejamento. Defina metas mensais de quanto gastar em cada centro de custo ou categoria de agrupamento de despesas. Depois disso, você deve acompanhar se essas metas estão sendo atingidas e replicar ou criar novas metas para os próximos meses e traçar um caminho para as finanças do seu negócio.

Não podemos deixar de mencionar a importância de manter as contas da empresa separadas das pessoais. Para isso existe o pró-labore, que é o valor definido para a retirada dos sócios. Dessa forma você garantirá um melhor controle financeiro tanto na empresa como pessoal, possibilitando uma análise sem distorções a fim de detectar possíveis problemas e cortar gastos desnecessários.

Se você achou complicado seguir essas dicas, conte com a ajuda da tecnologia. Toda a sua gestão financeira pode ser mais profissional e otimizada através de softwares de gestão que automatizam os processos e fornecem informações rápidas e precisas.

Você vai poupar tempo e dinheiro e terá a certeza de decisões mais assertivas. Gostou? Se tiver algum comentário ou dúvida, fique à vontade para nos contatar.

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

OAB ajuiza ação contra aumento de taxas judiciárias na Bahia

mais podcast ›

Videos

Dia do motociclista é comemorado em Feira de Santana