Saúde

Tire suas dúvidas sobre o câncer de mama

Muitos mitos surgem acerca da doença e isso pode causar receio nas pessoas.

24/10/2016 às 15h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Apesar de ser uma doença que está em evidência e envolve diversas campanhas de conscientização, o câncer de mama ainda gera muitas dúvidas. Muitos mitos surgem acerca da doença e isso pode causar receio nas pessoas, evitando que elas façam exames preventivos ou um tratamento adequado da doença.

Para que não haja mais essas divergências ou que as pessoas não acabem assustadas sem haver necessidade, separamos algumas das principais dúvidas. Assim, será possível esclarecer alguns casos e ver que o problema pode não ser tão grande como parece.

Ter um nódulo só é grave?

Existe o mito de que é melhor ter pequenos nódulos na mama do que apenas um, porém isso não é verdade. É preciso verificar se esse nódulo realmente é um câncer e fazer uma análise deve para verificar a gravidade do caso.

O autoexame é suficiente para detectar o câncer?

O autoexame pode ajudar a detectar o câncer, tanto que ele é indicado e deve ser feito por todas as mulheres. Porém, ele não é 100% eficiente. Dependendo do caso, o nódulo só consegue ser detectado por uma mamografia. O ideal é combinar todos os exames capazes de detectarem o câncer, e realizar a mamografia pelo menos uma vez a cada 12 meses após os 40 anos. Pelo plano de saúde, você pode pedir para seu médico e, se não tiver o plano, fique atento a mutirões.

Quem amamenta tem menor risco de ter câncer?

Isso é uma verdade, mas também não quer dizer que a mulher estará imune à doença. A vantagem da amamentação é que as células se reproduzem menos devido a produção do leite, diminuindo os riscos de um câncer de mama.

Se a mulher estiver com suspeita de câncer, não pode amamentar para não passar para o bebê?
Isso é totalmente mito. As células doentes não são transmitidas pelo leite materno, por isso a amamentação pode ser feita normalmente. Somente em caso de detecção do câncer de mama e do tratamento adotado é que o aleitamento deve ser suspenso por conta do uso de medicamentos que podem ser transmitidos pelo leite.

Se não tenho histórico de câncer de mama na família, significa que não terei a doença?

Outro mito, afinal, não é apenas a hereditariedade que determina se a pessoa terá ou não câncer de mama. Diversos fatores devem ser levados em consideração na hora de estabelecer os riscos, porém a ausência de histórico familiar diminui a probabilidade.

Quem está acima do peso tem os riscos aumentados?

Quem está acima do peso deve ficar mais atento porque o excesso de gordura no corpo faz com que os níveis de estrogênio aumentem, e com isso o risco de um câncer de mama.

Quem menstrua muito cedo tem um risco maior?

Isso é verdade, não por conta da idade que menstruou, mas sim pelo fato da presença do hormônio estrogênio. Ele tem a função de estimular as células da mama a se reproduzirem, aumentando o risco.

O câncer de mama tem cura?

O câncer de mama tem cura sim, e quanto antes for feito o diagnóstico mais fácil será o tratamento. Apesar disso, é preciso que cada paciente consulte o seu médico para que faça o tratamento mais adequado e não tenha reincidência da doença.

Se você conta com um plano de saúde individual, saiba que existem direitos do plano de saúde para quem tem câncer de mama que devem ser exigidos a fim de fazer um bom tratamento. Ame-se! Toque-se!

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade