#Tamse

Estudantes da Uefs criam aplicativo que informa local e trajeto de ônibus

Para que o aplicativo seja eficiente, no entanto, é preciso contar com a participação da população. Quanto maior o número de usuários e de colaborações, mais completo o aplicativo.

20/10/2016 às 10h52, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Danillo Freitas

O transporte público poderia ser mais fácil e mais atrativo caso oferecesse informações atualizadas aos usuários como rotas e tempo de saída e chegada. Pensando nisso, cinco amigos se juntaram para criar um aplicativo gratuito de colaboração coletiva para reunir esses dados.

O Tamse, sigla para “take me somewhere else", que significa leve-me para algum lugar, foi pensado para dispositivos móveis. Dessa forma, é possível acessá-lo de várias plataformas como tablet e celular. Por enquanto, o serviço está em fase de testes.

A expectativa é que o app, disponível para o sistema Android, sirva para preencher as lacunas de informações, aquelas que o cidadão não consegue com a mesma facilidade diretamente com o Via Feira, que também está disponibilizando um aplicativo ainda em fase de teste. 

O projeto tem a participação de jovens estudantes de engenharia da computação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). São eles: Heitor Rodrigues, Jones Dias, Pedro Neri e Diego Leite, além do empreendedor Igor Pereira.

"Nós não usamos os dados propriamente dos ônibus. As informações geradas no Tamse são criadas com a ajuda dos nossos usuários. A ideia é que esse projeto funcione em qualquer cidade do mundo. Estamos trabalhando na construção de uma inteligência artificial para que isso aconteça. Basicamente funcionamos como o Waze, mas como o projeto ainda está bem no início, desenvolvemos apenas uma ferramenta para ajudar as pessoas de Feira no momento", explicou Igor ao Acorda Cidade.

No app o usuário consegue ver como está a situação das linhas, além de verificar os pontos próximos e quanto tempo demorará para que uma linha passe onde ele estiver. Para que o aplicativo seja eficiente, no entanto, é preciso contar com a participação da população. Quanto maior o número de usuários e de colaborações, mais completo o aplicativo, como explica um dos desenvolvedores, Pedro Neri.

“Basta o usuário informar através do app se o “Ônibus já Passou”, se “Chegou Agora” ou “Vai Passar” e a partir dessas informações o sistema faz o cálculo da rota com o tempo de percurso provável até o passageiro”, disse.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade