Feira de Santana

Após congresso em Bogotá, novas ações de mobilidade devem ser implementadas em Feira

Brito acredita que, com essa viagem, a experiência vivida e a cabeça mais fria após o período eleitoral, algumas ações deverão ser implementadas de imediato pelo prefeito José Ronaldo

18/10/2016 às 10h43, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, já retomou as suas atividades após chegar da viagem a Bogotá, na Colômbia, onde acompanhou o prefeito José Ronaldo de Carvalho em um congresso internacional sobre mobilidade urbana. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele relatou como foi participar do evento e conhecer de perto as ações que foram implementadas nas cidades na área do transporte urbano.

De acordo com Carlos Brito, a abertura do evento foi feita pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o Secretário Geral da Organização da Unidas (ONU), Ban-Kin-Moon, que será substituído pelo diplomata português, Antonio Guterres, além do prefeito de Istambul, Kadir Topbas, a prefeita de Barcelona, Ada Colau, e diversas outras lideranças.

“Foi uma viagem bastante produtiva, porque quem participa de um evento como esse ouve casos de sucesso, experiências de grandes cidades, com portes muito maiores que Feira de Santana e problemas similares. Foram mais de 350 prefeitos de grandes cidades e dirigentes de organismos internacionais. Uma experiência bastante salutar para nós e para o governo do prefeito José Ronaldo, que começa uma nova etapa em 1º de janeiro”, afirmou o secretário.

Brito acredita que, com essa viagem, a experiência vivida e a cabeça mais fria após o período eleitoral, algumas ações deverão ser implementadas de imediato pelo prefeito José Ronaldo, como reflexo do que foi observado sobre cidades inclusivas.

“Toda a tônica desse evento tratou disso: a cidade para o cidadão. Assim como também se observou que a expansão urbana está numa velocidade muito maior do que o planejamento que se faz. Vimos também maquetes de cidades com previsão para 50 anos, mas os seus prefeitos efetivamente enfocam isso. E isso nos mostra que nós temos que agilizar todo esse planejamento de longo prazo mesmo diante do poder econômico e a realidade social da cidade”, avaliou Carlos Brito.

O secretário acrescenta que o BRT de Feira de Santana, assim como o de Bogotá, é uma inspiração do de Curitiba, no Paraná. Ele explica que o sistema na capital colombiana já está consolidado, com mais de dez corredores de tráfego e trechos que se interligam.

“O objetivo do BRT é trazer as pessoas do seu local de origem para trabalhar no centro. Filmamos também as pessoas saindo do sistema e usando a passarela, e pegando o ônibus, que coincidentemente se chama SIT- Sistema Integrado de Transporte. Então o sistema é similar, mas primeiro nós estamos com dois corredores. Nós filmamos, fotografamos, para mostrar a Feira de Santana que estamos fazendo um trabalho para o bem da comunidade, um transporte público de qualidade”, salientou o secretário de Planejamento, Carlos Brito.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade